As equipes de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária e Campo Largo simularam atendimento de acidentes em preparação para a Copa do Mundo 2014. Cerca de 250 voluntários participaram do treinamento, sábado (27), coordenado pela secretaria de Saúde de Curitiba, a integração da Defesa Civil, Central de Regulação de Leitos de Curitiba, Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde e empresas particulares de atendimento pré-hospitalar.

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014, Mario Celso Cunha, acompanhou o treinamento. As equipes do Samu são de profissionais altamente capacitados, preparados para atender qualquer emergência em grandes eventos. Esta simulação vem reforçar a qualidade deste atendimento, disse o secretário. O secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, explicou que o treinamento também fortalece a integração entre todos os setores da área da saúde.

Integrantes das Forças Armadas e da Polícia Federal acompanharam a simulação. Nossas equipes de saúde estarão apoiando o Samu nestes grandes eventos. Treinamento difícil é certeza de combate fácil, comentou o coronel Romulo Marinho, que assistiu à simulação com a tenente Carina Bueno, da sessão de saúde da 5.ª Região Militar.

Representando a Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos (Coesge), do Ministério da Justiça, estiveram presentes os delegados da Polícia Federal Roberto Milaneze e Cléo Mazzotti. Pela Defesa Civil, os trabalhos foram supervisionados pelo inspetor Nelson Ribeiro.

A operação realizada no Parque Barigui, local apontado pela Fifa para ser o espaço da fan fest, foi comandada pelo diretor do Samu de Curitiba, Ilmar José Ramos Carneiro Leal, e pelo médico Alan Cesar Diório, diretor de unidades municipais de urgência e emergências da SMS.