Sinepe-PR

Sindicato apresenta 'Semana das Dores da Escola'

(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

Bullying, depressão, déficit de atenção, hiperatividade, automutilação, vício em tecnologias. Estas são apenas algumas das questões com as quais os educadores precisam lidar em sala de aula e que podem comprometer o processo de aprendizagem. Para auxiliar na orientação e na preparação dos profissionais que estão diretamente em contato com os alunos, o Sindicato das Escolas Particulares - Sinepe/PR promove a 1ª Semana das Dores da Escola. O evento traz cinco palestras com renomados profissionais das áreas de pedagogia e psicologia - realizadas entre os dias 11 e 15 de março no Auditório do Sinepe/PR em Curitiba - que pretendem elucidar de que maneira é possível tratar, de forma pedagógica e preventiva, estas demandas.

“Os professores passam muito tempo em contato direto com os alunos e, na maioria das vezes, são os primeiros a detectar os sintomas de que algo não vai bem. Por isso, eles precisam estar preparados para questões que vão além do conteúdo acadêmico", explica a psicopedagoga Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR. De acordo com Esther, o evento tem como foco contribuir para o gerenciamento de problemas disciplinares e comportamentais dentro da sala de aula. "Como agir ao detectar os primeiros sinais e o que fazer para garantir o bem-estar e a aprendizagem plena dos estudantes são algumas das dúvidas que iremos abordar durante a Semana", revela.

As palestras são destinadas a professores e coordenadores de instituições de ensino infantil e médio, mas abertas para demais interessados e para o público em geral. As inscrições para cada palestra tem o custo de R$40 (para profissionais de instituições associadas ao Sinepe/PR) e R$70 (para não associados). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.sinepepr.org.br.

Programação

11/03 - 14h às 16h - Inter-relações em sala de aula, com Magda Branco

12/03 - 19h às 21h - Conflitos em sala de aula, com Tiara Terezinha Machado

13/03 - 14h às 16h - Por que meu aluno não aprende?, com Jaqueline Gnata

14/03 - 19h às 21h - Bullying escolar: da urgência à oportunidade formativa, com Benjamim Horta

15/03 - 14h às 16h - Depressão e suicídio, com Anelise Mota

Semana das Dores da Escola

Data: De 11 a 15 de março de 2019

Local: Auditório do Sinepe/PR (Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba)

Informações: (41) 3078-6933

Inscrições: www.sinepepr.org.br ou direto no link http://goo.gl/gPMWwB