Reprodução/Portal Sismuc

Eleições acontecem de 10 a 12 de novembro. Inscrições das chapas vão até 15 de outubro

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC) deu início ao processo eleitoral para escolha da direção executiva e do conselho fiscal para o próximo triênio (2021-2024), com publicação do edital nesta sexta-feira (24) na sede do sindicato. A direção eleita terá o papel de representar todos os servidores da Prefeitura de Curitiba em mesas de negociação e lutas da categoria.

O SISMUC tem encampado diversas campanhas em defesa dos serviços públicos e pelos direitos do funcionalismo municipal. Por isso, o sindicato reforça a importância da ampla participação dos servidores sindicalizados na votação, a fim de fortalecer a união e a luta dos trabalhadores.

Todos os servidores municipais sindicalizados, da ativa ou aposentados, podem participar e ajudar a escolher a direção que irá representá-los.

A votação em primeiro turno acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, com urnas fixas na sede do sindicato e em outros locais de trabalho, além de urnas itinerantes. O funcionamento será das 9h às 18h, horário que pode ser estendido de acordo com a avaliação da Comissão Eleitoral definida para condução o processo eleitoral e aprovada em assembleia geral do sindicato. Para os sindicalizados aposentados, também há previsão de votação por correspondência.

Caso a primeira votação não tenha a participação de metade dos sindicalizados, um novo turno será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro. Caso esse não tenha a participação de no mínimo 40% dos sindicalizados, entre os dias 24 e 26 de novembro de 2021 será realizado um terceiro turno. Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas no site do sindicato: www.sismuc.org.br.

Inscrição de chapas
As chapas que desejam concorrer às eleições têm até o dia 15 de outubro para realizar a inscrição, que deve ser feita presencialmente na sede do sindicato (Rua Nunes Machado, 1577), das 14h às 18h. No último dia de inscrição, o horário será estendido excepcionalmente até as 20h.

Para a inscrição é necessária a apresentação de ficha de qualificação que deve ser preenchida individualmente por cada sindicalizado, o requerimento do Conselho Fiscal e o Requerimento do Registro de Chapa. Além disso, são necessárias cópias do documento de Identificação Funcional, RG, CPF e o último contracheque.

Abaixo segue um resumo dos principais itens do edital:
AVISO RESUMIDO DO EDITAL- SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CURITIBA: A Coordenadora Geral do SISMUC e o Coordenador da Comissão Eleitoral, nos termos do art. 101 do Estatuto, vêm, através deste Aviso Resumido do Edital, convocar todas e todos os associados, em condições de votar, a participarem do processo eleitoral da Diretoria Executiva Colegiada, Conselho Fiscal e Corpo de Suplentes. A publicação do presente aviso resumido do edital inaugura o prazo para o registro de chapas, que se encerra no dia 15/10/2021. O registro será feito exclusivamente na secretaria do Sindicato, na Rua Nunes Machado, 1.577, bairro Rebouças, Curitiba/PR, em dias úteis, das 14h às 18h. No último dia (15/10/2021), haverá plantão estendido das 08h às 20h. As eleições serão realizadas em 1° escrutínio nos dias 10, 11 e 12/11/2021. Caso não seja obtido o quórum necessário em 1ª Convocação (50% dos associados), as eleições serão realizadas em 2° escrutínio nos dias 17, 18 e 19/11/2021. Caso não seja obtido o quórum necessário em 2ª Convocação (40% dos associados), as eleições serão realizadas em terceiro e último escrutínio nos dias 24, 25 e 26/11/2021. Em todos os escrutínios, as urnas deverão funcionar das 09h às 18h, podendo a Comissão Eleitoral deliberar sobre a dilação do período. Os votos serão tomados na Sede do sindicato e outros locais definidos pela Comissão Eleitoral, e urnas itinerantes. Em relação preliminar, indica-se como urnas fixas os seguintes locais: Sede do SISMUC; PMC; ICS; DELTA; LAUCAS; Obras e Meio Ambiente; Rua da Cidadania Bairro Novo; Rua da Cidadania Santa Felicidade; Rua da Cidadania Tatuquara; Rua da Cidadania Boqueirão; Rua da Cidadania Cajuru; Rua da Cidadania CIC; Rua da Cidadania Boa Vista; Rua da Cidadania do Portão. Em relação às urnas Itinerantes, também em caráter preliminar, indica-se os locais das seguintes regionais: Regional Matriz; Regional Boa Vista; Regional Cajuru; Regional Boqueirão; Regional Portão; Regional Santa Felicidade; Regional Bairro Novo; Regional Pinheirinho; Regional Tatuquara e Regional CIC. Ainda, os sindicalizados aposentados aptos a votar poderão faze-los por meio de urnas fixas, itinerantes e conforme o artigo 97 do Estatuto. O processo eleitoral seguirá as normas previstas no Estatuto do SISMUC e Edital de Convocação. O edital se encontra afixado na Sede da Entidade, bem como em regionais e locais de trabalho, e também está disponível no site www.sismuc.org.br. Por fim, cópias do Estatuto se encontram disponíveis no site www.sismuc.org.br e registrado no 2º Ofício de Títulos, Documentos e registro Civil de Pessoas Jurídicas da capital, situado na Rua Marechal Deodoro, 320, Centro, Curitiba/PR. Outras informações sobre o processo eleitoral poderão ser obtidas na sede do sindicato. Curitiba, 24 de setembro de 2021. Wagner Hauer Argenton (Coordenador da Comissão Eleitoral) e Christiane Izabella Schunig (Coordenadora-Geral do SISMUC).