Secom/UTFPR

Começa nesta quarta-feira (13) termina no dia 18 o período de matrículas dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. Serão preenchidas 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior. A matrícula deve ser feita diretamente na instituição de ensino na qual o estudante se inscreveu e foi aprovado.

O prazo para que os candidatos não selecionados na primeira chamada manifestem interesse na lista de espera também termina no dia 18. A manifestação deve ser feita pela página do Sisu. Para acessá-la, clique aqui.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.

Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. As ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

UTFPR

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR) os selecionados devem efetuar a matrícula de 13 a 18 de julho, por meio do acesso à Plataforma Digital da UTFPR, enviadas por e-mail pelo Departamento de Processos Seletivos (DEPPS).

No dia 20, é possível conferir a situação individual da análise de documentos. Aprovados com ‘Etapa 1 Concluída’ apenas precisam fazer a Etapa 2, que é a confirmação on-line de matrícula, entre 1º e 2 de agosto.

Já candidatos com status ‘Indeferido’ têm a documentação incompleta ou que não foi aceita e devem resolver o que ficou pendente entre 21 e 22 de julho. No dia 17, o status atualizado vai ser publicado, com a possibilidade de contestação entre os dias 27 e 28. No dia 29 de julho, está prevista a divulgação do resultado da Etapa 1.

Cronograma da 1ª Chamada
06/07 – Convocação de candidatos

Etapa 1
13 a 18/07 – Envio on-line de documentos
20/07 – Status da análise documental
21 e 22/07 – Período para encaminhar o que faltou
26/07 – Atualização do status
27 e 28/07 – Prazo para contestação
29/07 – Resultado da Etapa 1

Etapa 2
01 e 02/08 – Confirmação de matrícula
11/08 – Início das aulas

Para saber mais, acesse o edital. Também confira como enviar os documentos via on-line.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável.

Lista de Espera
Quem não se classificou em nenhuma das opções da 1ª chamada pode se inscrever na Lista de Espera, também pelo site do Sisu, até 18 de julho. Assim, é possível concorrer na convocação da 2ª chamada, no dia 1º de agosto.

Processo de Complemento da Lista de Espera
Aqueles que não participaram do Sisu 2022.2 podem se inscrever no processo de Complemento da Lista de Espera, com a nota das cinco últimas edições do Enem, o histórico do Ensino Médio ou documento equivalente. Acesse o edital para saber os detalhes do processo.

Convocação da 2ª Chamada
Vão ser convocados até três candidatos por vaga disponível, em agosto. Depois de enviar a documentação exigida, dentro do prazo, as vagas são preenchidas conforme a classificação, que tem a seguinte a ordem de prioridade:
1. Lista de Espera
2. Processo de Complemento
     2.1. Enem 2021
     2.2. Enem 2020, 2019, 2018, 2017
     2.3. Histórico do Ensino Médio ou equivalente