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Se Curitiba é hoje considerada referência nacional e internacional em termos de planejamento urbano, educação e cultura, nada mais natural que setores da economia se aproveitem da propaganda positiva feita sobre a cidade para conseguir impulsionar os negócios. E é exatamente isso o que tem acontecido com o turismo.
Responsável por aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o setor não poderia ficar de fora do guia da cidade tecnológica. Desde 2000, quando o município recebeu 1,1 milhão e visitantes, o turismo na Capital só se fortaleceu, tendo crescido acima de 300% desde então – só no ano passado, por exemplo, foram recebidos mais de 4,5 milhões de turistas.
Não é de surpreender, então, que o setor tenha ganhado atenção especial por parte da administração municipal desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, que foi ministro do Turismo em 1999. “É a atividade que gera mais empregos e renda no mundo e, apesar de ser do setor terciário, é uma verdadeira indústria sem chaminés”, exemplificou o prefeito, ressaltando a importância do segmento para a economia. “É estratégia da minha Prefeitura promover o turismo”, diz. 
E para facilitar a vida daqueles que desejam conhecer Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo transformou seu próprio site (http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/) numa espécie de guia turístico de fácil navegação e com as mais completas informações, apresentando desde opções de hospedagem e a agenda de eventos da cidade até casas de câmbio e consulados localizados no município.
Importante notar que o guia não serve apenas aos turistas, mas também aos próprios curitibanos. Por ali, é possível conferir também opções de lazer pela cidade (baladas, teatros e galerias de arte, por exemplo), roteiros turísticos e opções gastronômicas, como 33 das cervejarias artesanais do município e uma extensa lista de restaurantes, categorizados por tipo de culinária ou comida (culinária japonesa, italiana, paranaense comidas naturais, peixes e frutos do mar, entre outros).
Hoje, a Capital é uma das cidades com maior potencial de consumo com “Recreação e Cultura”, segmentos que fazem girar mais de R$ 755 milhões por ano na economia da cidade. Além disso, são diversas as opções de turismo, que podem ser conferidas AQUI.

 

Cidade vira referência no turismo de negócios
Além do chamado turismo de lazer, que responde pela maior parte dos turistas que visitam Curitiba anualmente, a Capital é destaque pelo turismo de negócios. De acordo com o Ministério do Turismo, a cidade é hoje a terceira mais procurada por estrangeiros que vêm a negócios participar de eventos, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. 
O turismo de negócios, inclusive, foi a motivação de 32,5% dos visitantes internacionais de Curitiba em 2016; mais que o dobro dos que buscaram a cidade tendo como interesse principal as atividades de lazer (15%).
“A disponibilidade de centros de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são indicativos desse posicionamento privilegiado da capital paranaense no ranking do turismo internacional no País”, comenta a diretora substituta da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur, Gilce Battistuz. 

 

Opções de hospedagem
Para atender os mais de 4 milhões de turistas que visitam Curitiba por ano por ano, o município possui atualmente 248 estabelecimentos de hospedagem, com 12.614 unidades habitacionais e 26.807 leitos disponíveis. Considerando o Paraná como um todo, são 1.760 estabelecimentos, os quais dispõe de 63.257 unidades habitacionais e 144.694 leitos. Os dados são da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2016, realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério do Turismo e divulgada em julho do ano passado.