Neste momento de grande estresse por causa do avanço do coronavírus em todo o País, cresce também a rede suporte para aquelas pessoas com maiores dificuldades em passar pelo momento de isolamento social. Seja em forma de aplicativos ou contato direto com profissionais da área de psicologia e de terapias de apoio. Diante de tantas incertezas e isolamento, profissionais preveem um aumento nos níveis de ansiedade e depressão na população em geral.
O site A chave da questão é um dos endereços que podem servir de ajuda para aconselhamentos. Nesse site www.achavedaquestao.com.br há diversos psicólogos conectados que poderão ajudar essas pessoas a lidarem com essas dificuldades. Eles estão atendendo online, completamente de graça, as pessoas que estão precisando de ajuda.
Tomar a decisão de obter ajuda e resolver os problemas que está enfrentando é um primeiro e o mais importante passo para uma nova. Segundo as informações do site, o aconselhamento terapêutico tem a intenção de ajudar a pessoa a se sentir mais preparado e menos “tensa” diante da situação atua.
Outras possibilidades são apresentadas por aplicativos de meditação ou de chats para atendimentos online, como o Centro de Valorização pela Vida – CVV. Além dos atendimentos telefônicos, há voluntários que atendem por chats. 

Aplicativos para saúde mental
Uma lista de aplicativos para te ajudar a lidar melhor com sua saúde mental. Os aplicativos ajudam em casos de depressão, ansiedade, crises de pânico e outras coisas.

Cogni (iOs e Android)

O Cogni é uma ótima opção para anotar seus sentimentos e variações de humor. Assim é possível ter um registro dos comportamentos e entender um padrão, sabendo o que deixa feliz ou triste e aprendendo a trabalhar essas sensações. Versão gratuita e paga: https://www.cogniapp.com/

Zen (iOS e Android)
O Zen é um aplicativo ideal para meditação. São meditações guiadas especificas para cada momento e emoções. Versão gratuita e paga: Android e iOS.

ADDS (iOS e Android)
O nome do app é a sigla de Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio. O ADDS foi desenvolvido no Brasil, pelo núcleo de Telessaúde do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio (TelessaúdeRS/UFRGS). O objetivo dele é “auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio, mas não substitui o julgamento clínico”. Versão gratuita: Android e iOS.

Calm Harm
Tem atividades de 5 a 15 minutos que ajudam nos momentos de crise ou quando a pessoas precisa aliviar um pouco a cabeça. Tem sistema de log de emoções também. É inglês. Versão gratuita: Android e iOS.

Insight timer
É ótimo para meditação, mesmo para quem não sabe meditar. Há meditações guiadas e bem curtas que pode ajudar bastante. Versão gratuita: Android e iOS.

Head space
Outro bem interessante, principalmente, para quem quer aprender a meditar. É em inglês. Versão gratuita e paga: Android e iOS.

7Cups
Um app que pode ajudar nos momentos mais difíceis. Por ele, é possível conversar com outras pessoas em um chat aberto ou com voluntários dispostos a ouvir. Boa parte dele é inglês. Versão gratuita para: Android e iOS.

Querida ansiedade
O app Querida Ansiedade tem várias opções. Desde exercícios, meditações e até indicação de psicólogos para conversar online. Para Android e iOS.
CVV — Centro de Valorização da Vida
Esse não é um aplicativo, mas há a opção de chat online, além da opção de atendimento por telefone. Neste canal, a pessoa tem a possibilidade de conversar com um voluntário e de forma anônima e sigilosa.
Converse por chat: http://www.cvv.org.br/chat.php
Converse por telefone: 141 (veja os horários de atendimento)