Franklin de Freitas – Barragem do Passaúna está com 61

A chuva do início de outubro deu um fôlego aos reservatórios que abastecem Curitiba e a Região Metropolitana. Há um ano, no dia 7 de outubro de 2020, a média dos quatro grandes reservatórios responsáveis pelo abastecimento era de apenas 28,93%. Nesta quinta-feira (7), um ano depois, o nível estava em 52,67%, ainda abaixo do mínimo necessário para a suspensão do rodízio, que é de 60% nos quatro reservatórios. O rodízio começou no ano passado.

O alívio foi dado pela chegada da Primavera. Só nos cinco primeiros dias de outubro, segundo o Simepar, choveu mais wque em setembro inteiro na maioria das cidades do Paraná. O que ainda não foi suficiente para compensar os baixos índices de precipitação registrados em 2020. De acordo com o Simepar, de janeiro do ano passado ao início de setembro deste ano o volume de chuvas foi inferior à média histórica à registrada no período de 11 meses no estado

Ontem, quatro dos cinco reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Curitiba estavam com níveis acima de 60%. Os mais beneficiados pela chuva do início da primavera foram os reservatórios do Passaúna, que está em 61,54% (em 7 de outubro de 2020, estava com 36,04% de sua capacidade) e Piraquara 1, que nesta quinta-feira, 7 de outubro, chegou à marca de 61,64% — há um ano, estava com apenas 22,66%.

O reservatório de Piraquara 2 está com 60,17% de sua capacidade, mas foi o que menos sofreu com a estiagem — em 7 de outubro de 2020, estava em 57,63%. O único que começou outubro abaixo dos 60% foi o Iraí, que ontem estava com um nível de 39,14%, mesmo assim superior ao dobro do registrado um ano atrás (15,26%).

La Niña e rodízio
O que preocupa os meteorologistas e a Sanepar é a possibilidade de volta do fenômeno La Niña, que reduz as chuvas na região Sul do Brasil, ainda neste mês. O La Niña é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que pode provocar estiagem no Sul do Brasil e mais chuvas no Nordeste e na região amazônica. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, avalia que o La Niña poderá ser curto neste mês.

Apesar da melhora nas condições dos reservatórios, a Sanepar reforça o apelo para a população economizar água, já que a estiagem pode voltar em novembro. “A região Leste está se recuperando, mas precisa de muita chuva para voltar à normalidade. Isto significa que a estiagem está distribuída ao longo do estado, com mais força na região Sudoeste.”, diz o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky. Divulgada no dia 24 setembro, a mais recente tabela de rodízio divulgada pela Sanepar vale até este sábado (9).