Valquir Aureliano – Robson cabeceia para marcar o gol do Coritiba

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Guarani, nesta terça-feira (dia 8) à noite no Couto Pereira, pela 27ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou na 5ª colocação, com 40 pontos — um ponto atrás do G4. A equipe de Campinas está em 14º lugar, com 32 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A partida foi marcada por protestos. Antes do jogo, o ônibus com os jogadores já foi recebido por um grupo com vaias e faixas. Dentro do estádio, o clima também foi de pressão sobre o time. Faixas contra o presidente Samir Namur e contra o diretor de futebol, Rodrigo Pastana, também apareceram nas arquibancadas.

FASES
Antes do jogo, o Guarani era o vice-líder do returno da competição, com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Já o Coxa era o penúltimo da Série B nesse período, com 1 vitória e 5 derrotas.

ARTILHEIRO
O atacante Robson chegou a 5 gols em 12 jogos. É o vice-artilheiro do Coritiba na Série B. Só fica atrás de Rodrigão, que tem 12 gols em 24 jogos na competição.

ESCALAÇÃO
O centroavante Rodrigão e o meia Giovanni começaram no banco. A baixa de última hora foi o ponta Kelvin, lesionado. O centroavante Igor Jesus estava suspenso por cartões amarelos. Também continua fora o lateral-esquerdo William Matheus, lesionado. As novidades na escalação foram o meia Thiago Lopes e o ponta Nathan.

EXPLICAÇÃO
Antes do jogo, o técnico Jorginho explicou as mudanças na escalação. “Dar velocidade à equipe, fazer a ‘entrada no facão’. O Rodrigão sabe que atacante vive de gols. Ele vai se recuperar”, afirmou o treinador, para o Sportv.

ESQUEMA TÁTICO
O esquema tático era o 4-2-3-1, com Robson como centroavante. A linha de três do setor ofensivo tinha Thiago Lopes (direita), Rafinha (centro) e Nathen (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado e com poucas jogadas ofensivas. O Coritiba foi melhor e construiu quatro ataques com algum perigo. Nathan perdeu gol feito já aos 5 minutos, após belo passe de Alano e jogada de Robson. Em seguida, aos 22, Alano cobrou escanteio e Robson marcou de cabeça: 1 a 0. O Guarani só começou a ameaçar a partir dos 28 minutos.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o Guarani avançado e tentando sufocar o Coritiba. No entanto, o time paranaense foi eficiente na marcação e passou a levar perigo nos contra-ataques. Aos 12, saiu o ponta Nathan e entrou o centroavante Rodrigão. Aos 23, saiu Rafinha e entrou o volante Luiz Henrique. Depois das substituições, o setor ficou com Rodrigão como centroavante e a linha de três com Alano (direita), Thiago Lopes (centro) e Robson (esquerda). O Coxa seguiu recuado e criando as melhores chances no contra-ataque. O Guarani pouco atacou. Aos 41, saiu Alano e entrou o volante Serginho.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Coritiba somou 13 finalizações (2 certas), 37% de posse de bola, 76% de acerto nos passes e 6 escanteios. O Guarani obteve 8 finalizações (2 certas), 63% de posse de bola, 85% de acerto nos passes e 7 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 1×0 GUARANI
Coritiba: Alex Muralha; Diogo Mateus, Romércio, Sabino e Patrick Brey; Matheus Sales e Juan Alano (Serginho); Rafinha (Luiz Henrique), Thiago Lopes e Nathan (Rodrigão); Robson. Técnico: Jorginho
Guarani: Klever; Lenon, Luiz Gustavo, Diego Giaretta e Thallyson; Deivid (Nando) e Arthur Rezende; Felipe Guedes, Filipe Cirne (Vitor Feijão) e Davó; Michel Douglas (Felipe Amorim). Técnico: Thiago Carpini
Gol: Robson (22-1º)
Cartões amarelos: Diogo Mateus, Rafinha, Serginho (C). Arthur Rezende (G).
Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE)
Público: 7.519 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Alano enfia. Robson dispara, invade a área e rola para Nathan, na cara do gol. Ele se atrapalha e perde gol feito.
12 – Falta na direita. Diogo Mateus cruza. Robson cabeceia ao lado do gol.
22 – Gol do Coritiba. Escanteio. Alano cobra para a pequena área. Robson cabeceia e marca.
33 – Rafinha rouba a bola no ataque. Robson coloca Nathan na cara do gol, mas o novato erra a passada e perde outra chance.

Segundo tempo
11 – Alano chuta de fora da área. A zaga bloqueia.
13 – Rodrigão e Robson armam o contra-ataque. A bola chega até Rafinha, que chuta ao lado.
16 – Falta na esquerda. Arthur cobra no cantinho. Muralha faz boa defesa.
21 – A defesa do Guarani sai jogando errado. Thiago Lopes fica com a bola na área. Ele erra o passe para Rodrigão e perde boa chance.
27 – Robson rouba a bola no ataque e erra o passe na área, desperdiçando grande chance.
37 – Rodrigão chuta de fora da área. O goleiro espalma no canto.
44 – Lançamento. Rodrigão ganha do zagueiro, invade a área e cruza. Luiz Henrique não alcança.
46 – Davó cruza. Nando desvia de cabeça e Vitor Feijão fica na cara do gol. Ele chuta, mas Romércio bloqueia.