A Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná (Saben) foi ser declarada como instituição de Utilidade Pública Federal. A portaria que agraciou a entidade foi publicada no dia 17 de julho no Diário Oficial da União, assinada pelo Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso. A Saben já possuía o título nos âmbitos municipal e estadual, mas a nova conquista foi comemorada pelo presidente, Rached Hajar Traya. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nesta missão pelo empenho e dedicação na obtenção deste excelente resultado. 

O título reforça a jornada e o papel da Saben, que, entre outras ações, pretende construir um hospital, que será especializado em procedimentos de alta complexidade e deve marcar um novo momento da estrutura de saúde na capital do Paraná. 

O Hospital filantrópico – sem fins lucrativos – contará com 220 leitos hospitalares com atendimento para usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).  A previsão é que o local comece os atendimentos em 2016, atuando em diversas áreas: cardiologia, ortopedia, neurocirurgia, oncologia, cirurgia bariátrica, entre outras. O governo do Estado, inclusive, cedeu um terreno de 10 mil metros quadrados, situado no bairro Vila Izabel, na Rua Tamoios, para a construção do Hospital, que será nos moldes do Sírio-Libanês de São Paulo.

UPF

O título de Utilidade Pública Federal (UPF) é o reconhecimento da União aos relevantes serviços prestados pelas associações e fundações constituídas no País, que servem desinteressadamente à sociedade.

O certificado de utilidade pública federal é um dos requisitos exigidos pela Lei para requerer ao INSS a isenção da quota patronal e também permite que a entidade forneça um recibo dedutível em Imposto de Renda às pessoas jurídicas doadoras de benefícios, bem como possibilita receber doações da União e também receitas das loterias federais, permitindo, ainda, realizar sorteios, constituindo, por fim, um dos requisitos para instrução do pedido de certificado de entidade beneficente de assistência social (CEBAS).

(informações do Portal TSO – Terceiro Setor Online)