Franklin de Freitas

O movimento de carros em direção nesta segunda-feira, 30, foi intenso, mas sem retenção ou pontos de lentidão de acordo com as informações da Ecovia, concessionária que explora o trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral do Paraná. No meio da tarde, na PR-407, havia uma fila a partir do km 7, sentido Praia de Leste. Com o bom tempo e previsão de calor para os úlitmos dias do ano, as praias estiveram lotadas nesta segunda-feira, 30.

A Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), estima que cerca de 3 milhões de pessoas passarão pelas praias paranaenses até a virada do ano. A expectativa, portanto, é de um aumento de quase 100 vezes na população litorânea no período de festas — os sete municípios que compõem a região somam quase 300 mil habitantes. Só na virada podem ser 1,5 milhão de visitantes nas areias.

Com tanta gente nas praias — a expectativa é de um movimento 20% superior ao da última temporada, configurando num dos Réveillons mais movimentados em décadas para o litoral paranaense —, uma pergunta se faz fundamental: qual será a programação para a festa da virada nas praias do Paraná? Para onde ir caso queira acompanhar a queima de fogos e/ou farrear um pouco?

Em Matinhos e Guaratuba, por exemplo, o governo do Estado ainda não confirmou quais serão as atrações, mas já garantiu que terá show da virada nos dois municípios. A principal novidade para este ano, contudo, será a queima de fogos, que acontecerá a partir de balsas ancoradas em dois pontos: um deles em frente à orla central, em Guaratuba, e outro na praia de Caiobá, em Matinhos.
Em Ponta do Paraná, a Prefeitura já confirmou que realizará um “grande show de fogos” nos principais balneários da cidade: Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Sangri-Lá e Pontal do Sul.

Já em Paranaguá, o poder municipal prepara para o último dia do ano uma festa com show artísticos antes e após a virada do ano. Na hora da virada, haverá ainda a clássica contagem regressiva para o show de fogos que chega junto com o Ano Novo. A festa está marcada para acontecer na Praça de Eventos Mário Roque.