O Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura, mais uma vez traz ao público um livro de arte feito através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet.  O livro “Por que… Pintura” será lançado, juntamente com exposição das obras dos artistas, na Galeria de Arte Solar do Rosário no domingo, às 11h da manhã.

O livro traz a trajetória de seis grandes artistas paranaenses, três vivos e três falecidos, que têm uma trajetóriaem comum. Guilmar Silva, Estela Sandrini, Helena Wong, Mazé Mendes, Mohammed Assal e Ronald Simon têm sua pintura muito bem explicada, colocada e defendida pela crítica de arte e Doutora Maria José Justino: “É um desafio enorme defender a pintura no barulho ensurdecedor das novas tecnologias, nos espetáculos das exposições em museus e galerias, com o domínio das linguagens videoarte, arte processual, earth art, body art, instalações e performances, mergulhadas no atropelo de aparelhos eletrônicos. No meio de tantos ruídos, tem sentido ainda falar de uma arte silenciosa, como a pintura? Seis artistas no desafio de fazerem pintura no sentido tradicional das cores na bidimensionalidade.” Maria Jose Justino faz uma defesa apaixonada da pintura, como ela mesma escreve, com total propriedade, conhecimento, seriedade e conteúdo. Há também um texto para cada artista. Teca Sandrini, Maze Mendes e Ronaldo Simon respondem a essa indagação sobre sua obra. Guilmar Silva, Helena Wong e Mohammed Assal têm essa resposta sobre “Por que… Pintura?” para eles respondida por familiares e amigos. As imagens foram cuidadosamente selecionadas para cada artista e traduzem sua pintura, seu estilo e amadurecimento artístico.

Serviço
Lançamento do livro “Por que… Pintura?” (Editora Solar do Rosário, R$ 50)
Exposição das obras dos artistas Guilmar Silva, Estela Sandrini, Helena Wong, Mazé Mendes, Mohammed Assal e Ronald Simon
Data: 28/02/10, às 11 horas.
Local: Galeria de Arte Solar do Rosário.