A Unidade de Destilação Atmosférica U2100, na Refinaria Presidente Vargas (Repar), e Araucária, foi interditada nesta terça-feira (3) pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT), órgão do Ministério do Trabalho. O local foi atingido por um incêndio na sexta-feira (29) e estaria colocando em risco a vida de 300 funcionários.

A interdição ocorreu após denúncia do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro), que divulgaram nota chamando os gestores da Repar de irresponsáveis por o trabalho de recuperação da U2100 sem um laudo técnico que comprovasse a segurança das estruturas de concreto e metal, que suportam dezenas de toneladas de equipamentos e ficaram expostas por quase duas horas a temperaturas de até 1600ºC. 

O SRT, então, visitou a unidade na tarde de terça-feira, quando mais de cem pessoas trabalhavam no local, e constatou que algumas adequações eram necessárias. O local acabou interditado após a empresa de engenharia Long, contratada para avaliar as estruturas, apontar risco grave e iminente de desabamento.

As imagens da Unidade mostram que os estragos causados pelo fogo foram de grandes proporções. Estruturas metálicas foram entortadas e as de concreto aparentam estarem danificadas pelo calor excessivo ao qual foram expostas. A atitude irresponsável dos gestores poderia ter causado uma tragédia ainda maior, afirmou Silvaney Bernardi, presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina.