Uber, 99, Cabify

Startup aluga carro para motoristas de aplicativos

Assinatura semanal de aluguel de carros para motoristas de aplicativos de transporte
Assinatura semanal de aluguel de carros para motoristas de aplicativos de transporte (Foto: Franklin de Freitas)

O avanço da demanda semanal pela procura de aluguel de veículos na ordem de 5% na procura por motoristas de aplicativos é resultado do crescimento do nível de desemprego formal. “Essa é uma alternativa viável para quem perdeu a esperança de conseguir um emprego com carteira assinada”, informa Rodrigo Magalhães, gerente de Marketing da PPCar, startup pioneira a oferecer assinatura semanal de veículos (aluguel) para motoristas que buscam trabalhar com aplicativos. 

O tamanho do espaço para este tipo de serviço se mostrou, em 2018, quando a empresa registrou faturamento de R$ 27,3 milhões. O montante representa um crescimento de 290% quando comparado ao ano anterior. A PPCar está presente nas cidades de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, além de operar também no México e em Portugal.

“Com o aumento do desemprego, enxergamos a nossa empresa como uma geradora de renda para o pai e a mãe de família continuarem sustentando a casa, já que é possível alugar o carro por semana, com condições muito abaixo do que o segmento apresenta, e trabalhar para os aplicativos como UBER, 99 e Cabify”, explica o diretor financeiro da PPCar, Marcio Calixto. Em 2017, a empresa contava com 400 carros na frota e hoje são 3 mil veículos.

Para os gestores da empresa, alguns outros fatores contribuem para o seu crescimento: tecnologia de ponta para a gestão dos veículos, investimento em marketing e métodos ágeis no processo operacional para atender a demanda.

Saiba

Tecnologia
A empresa conta com processo inovador aliado à tecnologia, que permite reaver o veículo de forma ágil em casos específicos de fraude ou inadimplência recorrente.
Outro diferencial é a recuperação de veículos roubados feita por uma equipe exclusiva que é capaz de recuperar 100 veículos a cada 120 roubados, em apenas 3 dias.

Com a operação completamente voltada para os motoristas de aplicativos, a PPCar oferece carros 1.0 e nenhum deles com placas de final 9 e 0, o que livra os motoristas do rodízio às sextas-feiras, geralmente o dia de maior movimento para os Apps. Para alugar um carro com a PPCar não é preciso comprovar renda e a empresa não verifica a condição do motorista no SPC ou Serasa. Uma oportunidade extra para quem não consegue renda há tempos e acabou com nome sujo na praça.

Marketing Multinível - Para estimular o motorista a ter um ganho extra, a PPCar trabalha com o Marketing Multinível. O cliente da PPCar que trouxer um novo motorista recebe 4% de comissão sobre o aluguel do indicado, 3% sobre os pagamentos do indicado e assim por diante até chegar ao 4º nível. “Além de dar crédito a quem precisa, estamos dividindo o crescimento da empresa com os nossos clientes”, comenta Calixto.