Divulgação/Assessoria de imprensa

Já foi provado: cachorros no ambiente de trabalho trazem benefícios à saúde, como redução de estresse, e até aumentam o rendimento dos profissionais, de acordo com o estudo realizado pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos. Pensando nisso, a startup paranaense VHSYS criou um dia especial a cada quinzena para que um colaborador leve seu amigo de quatro patas para a empresa. Nesse dia, chamado de Dog Ranger Day, o cachorro passeia pelos dois andares da startup, fazendo a alegria dos colaboradores.

Nesta semana, quem dará o ar da graça será a Panda, cachorrinha abandonada na porta da empresa, que foi resgatada pelo diretor financeiro da VHSYS, Edilson Graeff. As próximas visitas dos cãezinhos serão nos dias 3 e 17 de abril.

Além de fortalecer a cultura de amor aos pets, a empresa quer tornar o clima entre os colaboradores ainda mais saudável. “Os funcionários ficam verdadeiramente mais felizes, relaxados e produtivos com a presença do animal. Nós também sentimos uma melhora no relacionamento interpessoal e maior motivação e comprometimento com a empresa. São só benefícios”, diz Lucélia de Souza, Coordenadora de RH.

Cientificamente, a presença de um animal no ambiente ativa a liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Não é à toa que os cachorros também são usados em visitas a hospitais e asilos.

Para levar seu cão, o funcionário precisa preencher um formulário e esperar ser chamado. Vale lembrar que os cachorros devem estar com a saúde em dia, vacinados e vermifugados. Os donos também precisam ficar atentos à personalidade do animal. Caso eles não gostem de mudanças de ambiente ou não curtam muitas pessoas ao redor, é aconselhável que fiquem em casa, onde se sentem seguros.