SMCS – José Luiz Ribeiro

Especializada em soluções tecnológicas de automação de processos, a startup curitibana Automtech, com sede no bairro Bom Retiro, mais que dobrou o número de funcionários, nos últimos cinco meses, após aderir ao Tecnoparque, programa da Prefeitura que oferece desconto do ISS a empresas que investem em tecnologia e inovação.

“Com o benefício fiscal, nossa equipe passou de seis para 14 colaboradores e estamos aumentando nossa receita”, diz José Luiz Ribeiro, fundador da empresa.

A Automtech está sendo beneficiada com o desconto de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) por oferecer ao mercado um sistema de automação de processos que utiliza softwares “robôs” (bots), denominado Robotic Process Automation (RPA). “Nossa solução faz tarefas muito repetitivas ou operacionais em uma empresa, inclusive, com menos erros”, explica Ribeiro.

Ele destaca que a solução da Automtech pode ser aplicada em variados serviços. As opções podem ser desde as consideradas simples, como um envio de um e-mail automático, até mais complexas, com a adoção de milhares de bots, cada um com uma função específica. “Em um call center, por exemplo, a tecnologia é responsável por registrar atualizações, verificar pedidos e abrir históricos de dados dos clientes”, exemplifica.

De acordo com Ribeiro, além de permitir a contratação de mais funcionários para a startup, a adesão ao Tecnoparque também permitiu melhorar o desenvolvimento dos serviços oferecidos. Entre os clientes da empresa curitibana estão bancos, escolas de ensino à distância (EAD), transportadoras e indústrias.  

Os bons resultados da Automtech com a adesão ao Tecnoparque já levaram a empresa a requerer a prorrogação ao programa. Agora a startup está pleiteando uma adesão de 36 meses, o prazo máximo oferecido.

Workshops

Relançado em maio de 2018 pela Prefeitura, o Tecnoparque é um programa da Agência Curitiba que beneficia, atualmente, 93 empresas com redução do ISS. Como resultado, no primeiro trimestre de 2019, a arrecadação do imposto municipal cresceu 20%. As empresas que integram o programa faturam juntas R$ 4,1 bilhões e geram 8,1 mil empregos diretos na capital.

Entre as atividades incentivadas pelo Tecnoparque, estão telecomunicações, informática, pesquisa e desenvolvimento, design, ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, saúde, novos materiais e tecnologias ambientais.

Empresas interessadas em aderir ao programa podem participar de workshops mensais. “São capacitações que têm como objetivo criar um canal de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre como receber o benefício”, explica Marlon Cardoso, gestor do Tecnoparque.

Durante os encontros são apresentados aspectos legais, administrativos e financeiros do programa, questões técnicas e normativas, bem como os elementos práticos da elaboração de projetos de pesquisa e inovação tecnológica para apresentação ao Comitê de Fomento do Município (Cofom). Estão programados workshops nos dias 12 e 26 de setembro e ainda há vagas. As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected].