Estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever na 2ª Edição da Expedição Amazônia 21 – imersão e conhecimento na maior floresta tropical da Terra. A iniciativa da Academia Amazônia Ensina, startup que nasceu da incubadora de empreendimentos sustentáveis do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), vai proporcionar a 20 jovens universitários uma semana de experiências sensoriais e um ciclo de formação pessoal e acadêmica. A jornada acadêmica com cara de aventura será realizada de 07 a 14 de julho. Os interessados devem se inscrever pelo portal da instituição até 07 de junho, onde também estão disponíveis o regulamento de participação, informações sobre valores e programação.


Malásia devolverá 3 mil toneladas de plástico aos países de origem

Depois de a China ter proibido a importação de lixo plástico, interrompendo o fluxo de mais de 7 milhões de toneladas por ano, a Malásia tornou-se o principal receptor mundial desse tipo de resíduo. Agora, o governo quer devolver 3 mil toneladas de plástico que não podem ser reaproveitáveis e que chegaram ao país de forma ilegal. O lixo que a Malásia recebe é, na maior parte dos casos, reciclado e reaproveitado. Ocorre que nem todo o plástico pode ser reciclado e, por isso, o governo afirma que vai devolver aos países de origem cerca de 3 mil toneladas de lixo que foram importados ilegalmente.


14 projetos de biodiversidade marinha apresentam espécies ameaçadas

14 projetos estão unidos numa ação coletiva de mídia em prol da conservação de biomas e espécies da fauna e flora presentes no país, algumas ameaçadas de extinção. A ação “Juntos pela Biodiversidade” poderá ser conferida nas mídias sociais dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, REBIMAR, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho. Pequenos vídeos estão abordando as espécies trabalhadas em cada projeto, curiosidades e as principais ameaças. Basta acessar e conferir.


Logística reversa de óleo atende todos municípios

O Instituto Jogue Limpo – que reúne 39 empresas fabricantes de 91% do mercado de óleos lubrificantes no país- recolheu 660 toneladas de embalagens de óleo lubrificante, em 2018, no Paraná. Do total, 97% foram destinadas à reciclagem. O relatório foi apresentado à equipe da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.