Reprodução/TV – Geada em Santa Catarina na manhã desta quinta-feira

Até às 8 horas da manhã, as estações meteorológicas automáticas do SIMEPAR e do INMET indicavam valores negativos em várias cidades do Rio Grande do Sul e na de Santa Catarina. No Paraná a menor temperatura foi em Palmas: 0,9°C.

Urupema, na Serra catarinense, marcou -5ºC nesta manhã de quinta (4). São Joaquim, Ubrubici e Bom Jardim da Serra marcaram -3ºC. No Rio Grande do Sul as menores marcas ocorreram em Quaraí e Vacaria, com -1,5ºC e Canela, -0,7ºC.

Para esta sexta-feira (5), boa parte da região Sul do Paraná tem aviso de geada, mas é no sábado que os termômetros devem ficar abaixo de zero, com mínima de -4ºC em Guarapuava, -3ºC em Palmas, Laranjeiras do Sul e Rio Negro, -2ºC em Pato Branco e União da Vitória. Curitiba também deve marcar mínima de -2ºC no sábado.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas fortes na madrugada deste sábado (6) e domingo (7) para toda a região cafeeira paranaense. Um alerta de confirmação será emitido nesta sexta-feira (5).

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.

Neve

Há possibilidade de formação de neve nas Serras Gaúchas e Catarinense nos próximos dias. Para o Paraná existe uma pequena probabilidade da ocorrência em pontos isolados na divisa com Santa Catarina.