O novo decreto 910, que substitui ou 820, da prefeitura de Curitiba e estabelece horário de funcionamento do comércio e serviços em Curitiba para os próximos 14 dias, veta as atividades nos finais de semana, principalemente aos domingos. Neste dia é permitido apenas o funcionamento das padarias. “A ideia é que façamos uma ‘quarentena’ no final semana”, explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, durante o anuncio do novo decreto nesta manhã de terça-feira, 21 de julho. O veto ao funcionamento dos supermercados aos domingos permaneceu, porque se observou que famílias estavam usado estes espaços para passear nos domingos. “Supermercado não é shopping”, afirmou. “
“Nos entendemos que a sociedade está cansada, sem paciência e sem tolerância, mas o vírus está aí e não irá desaparecer por milagre”, disse. Huçulak reiterou a necessidade de se manter o distanciamento social, o uso do álcool gel e o distanciamento social. 
Além disso, Huçulak reiterou que é necessário que as pessoas tenham bom senso. “Não é porque o comércio, o shopping está aberto que as pessoas precisam ir. Volto a falar, estamos vivendo um momento de pandemia mundial e as pessoas precisam se conscientizar disso”, afirma. 
Questionada sobre o fechamento dos parques diante a liberação das academias, a secretária explicou quer as atividades nas academias são individuais e seguirão critérios, como o agendamento e o uso individual dos equipamentos. “Já os parque seguem fechados, porque vimos neste último fim de semana que tivemos um domingo de sol e calor, que as pessoas relaxaram, não usaram máscaras e ainda promoveram aglomerações”, citou. 
Ainda sobre a aglomeração dos parques ocorrida no último final de semana, Huçulak afirmou que todas as atividades de orientação da Guarda Municipal foram mantidas, inclusive com a orientação de carros de som para que as pessoas fossem para casa, mas que as pessoas prefeririam ignorar.  “Em uma cidade com 2,5 milhão de habitantes quem segura e amarra uma pessoa no pé da cama”, questiona. “As pessoas precisam ter o bom senso”,  fala a secretária. “Se o mercado está cheio, não entre”, afirma. Além disso, Huçulak reitera que quem tiver coriza, dor de garganta e dores no corpo não deve sair de casa, pois há 80% de chance de que ela esteja com o coronavírus. 
Evolução do vírus
A secretaria municipal Marcia Huçulak afirmou que, de acordo com as análises do comportamento do vírus em outros estados, ele teria um período de ativiidade de cerca de oito semanas. Com base, nestas observações e dos dados de casos de síndromes respiratórias agudas dos anos anteriores,  a tendência é que os casos comecem a recuar a partir de agosto. “Mas é uma tendência, por isso, não podemos descuidar”, disse.
Curitiba está em bandeira laranja desta o dia 13 de junho.