Divulgação/ UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Apucarana, no norte do Paraná, anunciou nesta quarta-feira a suspensãodasaulas presenciais até a próxima semana após um surto de Covid-19 atingir parte da comunidade acadêmica, com mais de 200 alunos e professores apresentando sintomas da doença.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o diretor-substituto da UTFPR em Apucarana relatou que os casos suspeitos de Covid-19 começaram a aparecer após mais de 200 alunos viajarem em cinco ônibus para Cascavel, no oeste do Paraná, onde participaram de um evento dos cursos de engenharia que aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho. Nesse evento os estudantes participaram de jogos e festas entre as diferentes graduações.

No retorno à Apucarana, no entanto, muitos alunos começaram a apresentar sintomas da doença e pediram afastamento ao setor responsável. Foram tantos alunos e professores relatando estarem com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus que a direção-geral docampus determinou a suspensão de praticamente todas as atividades presenciais (apenas os setores administrativos continuarão com expediente normal).

Dessa forma,as aulas serão realizadas de forma remota até o sábado (25) e só retornarão a partir de segunda-feira (27). Além disso, a universidade também determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras até o final do semestre letivo.