Publicidade
Praticidade

SUS: O que é e como funciona a CadWeb!

(Foto: Divulgação)

 

Você sabe o que é o SUS ou o CadWeb e como eles funcionam? Sabe sua estrutura, quais são seus princípios, objetivos, entre outras informações?

Se ainda não sabe tudo isso, leia esse artigo até o final que explicaremos para você!

O que é e para que serve Cadweb no SUS?

Vale ressaltar que o SUS conta com uma ótima ferramenta chamada – Cadweb – que ajuda muito a deixar os processos mais práticos e eficientes dentro do sistema sanitário brasileiro.

O CadSUS permite que os funcionários do SUS possam ver todo o histórico de procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo paciente, como exames, consultas, entre outros.

Desta forma, os processos ficam muito mais facilitados, podendo o funcionário fazer o encaminhamento do paciente de forma mais adequada, de acordo com seu histórico e situação.

O que é o SUS?

O SUS é um dos maiores sistema de saúde pública do mundo. Isso porque ele abrange desde uma simples consulta ou exame como também procedimentos mais complexos, como transplante de órgãos.

O SUS garante o acesso gratuito, integral e universal para todos os cidadãos brasileiros, sem nenhum tipo de discriminação, assim sendo um direito de todos.

A estrutura do SUS é composta por vários órgãos, divisões e conselhos, entre eles:

  • Ministério da Saúde
  • Secretaria Estadual de Saúde – SES
  • Secretaria Municipal de Saúde – SMS
  • Conselhos de Saúde
  • Comissão Intergestores Tripartite e Bipartite
  • Conselho Nacional de Secretário da Saúde (Conass)
  • Conselho Nacional de Secretaria Municipais de Saúde (Conasems)
  • Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems)

Cada com suas co-responsabilidades específicas.

Como funciona o SUS?

O SUS tem a ‘Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”, que tem informações referentes aos direitos dos usuários quando procurar por um atendimento de saúde.

Essa carta é composta por princípios básicos de cidadania que garante um acesso digno aos sistemas de saúde, que são referentes a todos os cidadãos ter o direito:

  • Ao tratamento adequado e efetivo para seu problema.
  • Ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
  • Ao atendimento que respeito a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
  • Ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
  • Ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
  • Todo cidadão também tem responsabilidade para que o seu tratamento aconteça de forma adequada.

O SUS também contém alguns princípios básicos que são:

✔        Equidade, que se foca em diminuir desigualdades, onde considera cada necessidade específica da pessoa, oferecendo, portanto, tratamento desigual para necessidades desiguais, priorizando casos mais graves ou urgentes.

✔        Universalização, que foca na saúde ser um direito de todas as pessoas, cabendo ao Estado assegurar esse direito

✔        Integralidade, que considera as pessoas como um todo e com diversas necessidades de diferentes graus e integrando ações.

✔        Regionalização e Hierarquização, onde os serviços são organizados em níveis de complexidade restringidos a determina área geográfica.

✔        Descentralização e Comendo Único, no qual descentraliza para redistribuição de poder e responsabilidade entre os níveis de governo. 

✔        Participação Popular, no qual a sociedade pode e deve participar do sistema, a fim de verificar necessidades e buscar melhorias para o mesmo.

Prontinho! Agora você já sabe o que é o SUS e Cadweb e como funcionam!

Sempre que precisar de um atendimento de saúde, lembre-se que o SUS é gratuito e por direito, você tem acesso a esse sistema de forma gratuita! Não se esqueça de levar o seu cartão SUS!

 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES