Meio Ambiente

Sustentabilidade: rede de lojas coleta restos de tintas, pincéis e rolos usado

Em vigência desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), instituiu a logística reversa como uma opção para minimizar impactos ambientais gerados pelas empresas e incentivar ações sociais. Em Curitiba, a Tintas Verginia iniciou no final de 2019 um projeto piloto para recolher, reciclar e reaproveitar restos de tintas e materiais de pintura usados. Batizado de “Coleta Colorida”, o programa consolidou-se no ano passado e será ampliado neste ano. O programa funciona de maneira muito simples. A Tintas Verginia instalou pontos de coletas de material usado em 12 de suas lojas. O consumidor, mesmo não sendo cliente da marca, pode fazer o descarte de latas com restos de tintas, pincéis e rolos usados e qualquer outro tipo de material de pintura usado. Esses materiais são separados nas lojas e encaminhados para empresas que fazem a reciclagem e o reaproveitamento de todos eles.

Os restos de tintas não endurecidas são reaproveitados pela própria marca. Em sua unidade fabril, a empresa mistura aditivos e pigmentação para produzir novas tintas que são usadas para uso próprio de manutenção, doações a instituições beneficentes e escolas de Curitiba e região. Os pincéis e rolos também passam por processos de limpeza, com água e/ou solventes, e também são doados para essas ações solidárias da marca.

As latas de aço não contaminadas são levadas para uma estação de tratamento e viram aço novamente. Já as latas contaminadas são usadas para incineração em unidades de coprocessamento.

Neste ano, a Tintas Verginia vai instalar cinco novos pontos de coleta. Hoje, o consumidor encontra esses pontos em Araucária (Centro), Curitiba (Ahú, Alto da XV, Bom Retiro, Capão Raso e Portão), Campo Largo (Centro), Campina Grande do Sul (Jardim Paulista), Colombo (Maracanã), Fazenda Rio Grande (Pioneiros) e São José dos Pinhais (Centro e Afonso Pena). Os endereços podem ser encontrados na landing page do programa Coleta Colorida (tintasverginia.com.br).

Responsabilidade social

Toda a tinta, pincéis, rolos e bandejas reaproveitados pela Tintas Virginia cumpre uma importante função social de revitalizar espaços e instalações físicas de escolas públicas e entidades beneficentes em Curitiba e região. Hoje, a marca tem parceria com cerca de 50 instituições em diversas áreas de atuação. Entre elas, está a ONG Junta Mais Brasil que, com o apoio da Tintas Verginia, revitaliza escolas públicas e também oferece atendimento médico e odontológico para crianças e alimentação para pessoas em situação de rua, além de cursos profissionalizantes. Para o futuro, a ideia é oferecer um curso de pintura profissional, também em parceria com a marca.

“Acreditamos em empresas que trabalham com propósitos reais de mudança da sociedade, pensando não somente no lado comercial, mas principalmente na tentativa de fazer do mundo um lugar melhor para se viver por meio de pequenas atitudes. Que essa parceria seja a primeira de muitas ações futuras com esse time! É um enorme prazer para nós tê-los como parceiros, pois sabemos que acreditam em nossas causas, compartilham da mesma essência e de tudo que nos move”, afirma Thais Abicalaf, presidente e fundadora da Junta Mais Brasil.

Além da reutilização de materiais reciclados, nesses tempos de pandemia, a Tintas Verginia apoiou outras iniciativas sociais, como o projeto Arena Contra a Covid, da Fundação Athlético Paranaense e Defesa Civil. A marca contribuiu para a compra de cestas básicas que beneficiaram mais de 300 famílias e 1.200 pessoas em Curitiba, litoral e interior do Estado. “Parcerias como esta são sempre muito importantes, porque mostram que a sociedade está unida em prol de uma causa. Quando unimos a força do nosso time à uma marca extremamente forte e respeitada como a Tintas Verginia, conseguimos resultados extremamente impactantes”, comemora Roberto Bonnet, responsável pelo projeto.

 

A experiência positiva do programa Coleta Colorida, levou a direção da Tintas Verginia ampliar os horizontes e ações na área de sustentabilidade. “Nossos primeiros investimentos foram na estruturação e implementação do Coleta Colorida. Agora, queremos avançar em outras áreas e ampliar nossa contribuição para um mundo melhor para todos. Estamos nos programando para investir numa estação completa de tratamento de água em nossa fábrica para poder reutilizar a água na limpeza e manutenção predial. Além disso, temos planos para instalar painéis solares para a geração de energia limpa em nossa unidade fabril e queremos substituir as sacolas plásticas por sacolas de papelão nas nossas lojas, pois queremos que os clientes da marca também sejam sensibilizados para uma nova tomada de decisão que ajude a salvar e manter nosso planeta”, destaca Eduardo Bathke, gerente de Estratégia e Projetos da Tintas Verginia.