Basta observar as crianças no recreio da escola ou em uma rodinha no shopping e logo se percebe um denominador comum. Estão todos com seus smartphones ou tablets em punho trocando mensagens, jogando os mais recentes games ou ligados em suas redes sociais. Também é comum pais darem smartphones e tablets para acalmar seus filhos em restaurantes e no carro. Porém, o uso em demasia desses aparelhos tem prejudicado e muito a visão das crianças e adolescentes. É o que afirma a oftalmologista pediátrica e consultora do Consulte Aqui, Dra. Rosane da Cruz Ferreira.
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, a Dra. Rosane é categórica ao dizer que tablets, celulares e computadores são contraindicados para os pequenos. A geração atual está desenvolvendo miopia, que é a dificuldade para ver de longe, mais precocemente e em graus muito maiores do que as gerações anteriores, alerta.
A miopia tem vários fatores, sendo os mais importantes o genético e o ambiental. A doença está associada ao esforço acomodativo, isto é, ver coisas pequeninhas muito de perto, em movimento ou no escuro. Se a criança passa muito tempo em frente ao computador, joguinhos de celular, lendo ou vendo TV no escuro ou ainda assistindo filmes no DVD no carro, o cérebro ´entende´ que o importante é a visão de perto, que vai ficando cada vez melhor, em detrimento da visão de longe, explica a consultora do Consulte Aqui. Os aparelhos modernos são prejudiciais e o risco de ter a doença aumenta se a criança tiver predisposição genética, ou seja, míopes na família, ou se for detectada uma tendência no exame oftalmológico de rotina.

Segundo dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no início do ano, cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar sofrem de problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Segundo o conselho, a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que pelo menos 100 mil crianças brasileiras têm alguma deficiência visual e 33 mil ficaram cegas por causa de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas caso descobertas precocemente.
Importância dos exames – O primeiro exame visual deve ser feito logo que a criança nasce. Chamado popularmente de Teste do Olhinho, o Teste do Reflexo Vermelho pode detectar qualquer patologia que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e ainda opacidades congênitas de córnea, tumores ou inflamações intraoculares e hemorragias intravítreas.
O teste tem como objetivo a diminuição da incidência da cegueira infantil. Caso o resultado seja anormal ou duvidoso, o bebê deve ser encaminhado à consulta oftalmológica de urgência, aconselha a especialista.