Itamar Crispin/Fiocruz

A taxa de transmissão da Covid-19 voltou a subir no Paraná após quase 20 dias de redução de circulação do vírus. A média atual no território paranaense é de 1,04, o que significa que 100 pessoas contaminadas transmitem o coronavírus para 104. Os dados são do sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os estados e do País a partir de um algoritmo desenvolvido pela empresa. Os números foram atualizados nesta quarta (15).

O Paraná estava no patamar de redução da circulação do vírus desde o dia 28 de maio, e chegou a 0,91 em 6 de junho, justamente no período das medidas mais restritivas decretadas pelo Estado e algumas prefeituras do Estado. Com índice do dia 6, o estado chegou a ser o segundo estado com menor taxa de transmissão no País. Nesta quarta (16), no entanto, o Paraná já era 11º com a menor taxa. 

O indicador tem como objetivo estimar o nível de contágio pelo vírus em um território durante a pandemia. A contaminação está acelerada se a taxa está acima de 1, estável se é igual a 1 ou em queda se está menor que 1 – o único caso em que a situação epidêmica demonstra melhora. Quanto menor o Rt, menores são as chances de contaminação pelo vírus.

Boletim atualizado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (16) mais 6.351casos confirmados e 294 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.156.632 casos confirmados e 28.683 óbitos.