O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivan Bonilha, assinou, ontem, portaria que determina a abertura de inspeção técnica nos radares instalados em Curitiba, bem como nos contratos e procedimentos licitatórios desses equipamentos.

O trabalho começa a ser executado nesta semana pela Diretoria de Auditorias do Tribunal (Daud), visando especialmente os equipamentos que foram instalados na recém-criada Via Calma. Segundo Bonilha, a inspeção é necessária tendo em vista a grande repercussão da iniciativa junto à população da Capital.

A inspeção também vai avaliar a fiscalização e procedimentos de aplicação e processamento de multas pertinentes aos diversos radares, fixos e móveis, e a contabilização junto ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) e seus recursos financeiros no exercício de 2015.

Implantada na área central de Curitiba, a chamada Via Calma — perímetro dentro do qual os veículos deverão circular a uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora — passou a ser fiscalizada com o auxílio de radares que foram deslocados de outras áreas da cidade.