Neste 16º aniversário do Teatro da Praça, a prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), decidiu investir em uma comemoração diferenciada. Entre os dias 16 e 19 serão apresentados ao público espetáculos criteriosamente selecionados dentre os de melhor qualidade técnica e estética.
               Todos os espetáculos estão ou estiveram recentemente em cartaz nas melhores casas de espetáculos de Curitiba. 
A população poderá participar de diversas atividades culturais gratuitas ou trocando um quilo de alimento por ingressos. As apresentações culturais também vão servir para complementar o trabalho que vem sendo desenvolvido com os alunos das oficinas do Teatro da Praça.

Segundo a diretora do Teatro da Praça, Kelly Lopes, o objetivo do é valorizar a cultura na cidade. “O Teatro da Praça mostra que a arte está cada vez mais expressiva. Os espetáculos que serão apresentados ao público nesses dias de festa permitem que o público adquira novos conhecimentos sobre a arte“.

História do Teatro da Praça

O Teatro da Praça em Araucária foi criado pela Lei nº 730 de 23 de agosto de 1990, sendo inaugurado no dia 16 de novembro do mesmo ano. Construído em madeira, com uma área de 475m², faz parte do “Projeto Barracão”, da Fundação Teatro Guaíra, realizado e executado pela Prefeitura do Município de Araucária.

Infra-Estrutura

            Possui infra-estrutura para apresentação de espetáculos de pequeno e médio porte.  O Teatro é constituído pelo auditório Aurora Pizzatto Fruet, com capacidade para 270 lugares, 2 camarins, palco de 11 metros de boca de cena com 5 metros de profundidade e proscênio de 15 por 2,5 metros, mesa de iluminação com 24 canais e sistema de som compatível.

            Além disso, ainda oferece oficinas permanentes de teatro infantil e adulto, oficina de circo, aulas de dança moderna, oficina de confecção e manipulação de bonecos.Também possui espaço para exposições temporárias.

Serviço
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.

Fone: 3901-5213

Localização: Rua São Vicente de Paulo, 1091 – Centro.

Para mais informações, o telefone da Secretaria de Cultura é 3901-5330.

 

Confira a programação do 16º Aniversário do Teatro da Praça:

 

16/11 – 20 h – Espetáculo adulto “Cinta Liga”, com as comediantes Betina Belli, Fabíula Nascimento, Katiuscia Canoro e Tatiana Blum.

 

17/11 – 20h – Espetáculo de dança “Balaio de Dança”, com o Projeto Dança Masculina do Centro Cultural Teatro Guairá.

 

18/11– 20h – Espetáculo adulto “Andanças”, com Alex Mello.

 

19/11- 16h – Espetáculo infantil “Sonho de uma noite de verão”, com a Cia. do Abração. Haverá distribuição de algodão doce para as crianças.

 

 

Saiba mais sobre os espetáculos:

 

16/11 – 20 h – “Cinta Liga”.

 É um show humorístico em que quatro atrizes se revezam entre várias personagens do cotidiano. O show é composto de vários esquetes, cada um com um tema diferente, desde problemas domésticos até dramas existenciais. Tudo é tratado com muito humor e sagacidade no improviso, fazendo com que o público se identifique e vivencie as situações, utilizando uma linguagem contemporânea e de fácil entendimento para todos. O show é apresentado por quatro atrizes comediantes: Betina Belli, Fabíula Nascimento, Katiuscia Canoro e Tatiana Blum, conhecidas no cenário do teatro paranaense.

 

17/11 – 20h – “Balaio de Dança”.

 

O espetáculo é composto de várias coreografias criadas pelo diretor Jair Moraes, como: “O Pequeno Teatro do Mundo”, “Ame Você esta Vida” – “La Valsa” e “Andarilhos”. Balaio de Dança consiste em um projeto de caráter social que busca novos talentos masculinos para a dança. Com coordenação de Jair Moraes, o projeto propõe um trabalho acelerado e diferenciado para o corpo masculino.    Fundamenta-se nas técnicas de dança clássica e contemporânea, com trabalhos coreográficos específicos para homens.
A proposta tem como objetivo oferecer aos meninos e rapazes com idade entre 14 e 25 anos, a oportunidade de vivenciar a arte, despertando seu interesse pela prática da dança. A Escola de Dança do Teatro Guaíra, responsável pela formação profissional de bailarinos, potencializa sua atuação neste aspecto, atendendo as necessidades do mercado profissional, hoje com carência de bailarinos do sexo masculino. Com o resgate deste projeto, a escola amplia sua atuação  de forma a participar da geração de artistas no Estado do Paraná.

 

18/11– 20h – “Andanças”

 

O ator brasileiro Alex Mello radicado há quatro anos na Alemanha traz ao Brasil o espetáculo “ANDANÇAS, VIDA E OBRA DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO”. A encenação retrata a intrigante saga desse artista que passou 50 anos de sua vida internado na colônia Juliano Moreira em Jacarepaguá no Rio de Janeiro.O espetáculo mostra a rotina deste homem negro e pobre que transformou sua solidão em um mundo de cores e religiosidade.

A temporada alemã iniciou-se em 2004. Com quase três anos de apresentações, o espetáculo percorreu os mais distintos palcos seduzindo crítica e público em cidades como Bonn, Colônia e Frankfurt, que se renderam a Exuberância mística de Bispo do Rosário. A estréia no Brasil acontece em novembro, mês da consciência negra aproveitando para trazer questionamentos de temas como exclusão, fé, amor e solidão.

 

19/11- 16h – “Sonho de uma noite de verão”

 

É o empreendimento cultural idealizado pela Cia do Abração e tem como idéia central proporcionar aos pequenos um primeiro contato com a boa literatura partindo dos princípios da arte-educação onde todos os artistas envolvidos no projeto estão conscientes do importante papel que representam como formadores de opinião junto ao público infantil. Esse espetáculo foi a grande revelação de 2002 em Curitiba onde recebeu seis Troféus Gralha Azul: o de melhor espetáculo para crianças – Cia. do Abração, melhor diretor – Maurício Vogue, melhor adereço – Olga Nenevê, melhor sonoplastia – César Sarti, melhor atriz – Tuca Fanchin e atriz revelação – Giovana de Lis.

Desde então tem feito turnês pelo Paraná, Santa Catarina, e também participado de importantes Festivais pelo Brasil e de Projetos como Teatro para o Povo promovido pela Teatro Guaíra, Caravana Funarte e Projeto de Difusão Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.