Maringas Maciel

O Teatro Guaíra encerrou o primeiro semestre de 2021 atingindo um público de mais de 600 mil pessoas nas redes sociais, o equivalente a 287 Guairões lotados. A temporada virtual 2021 incluiu grandes sucessos como o vídeo Valsa de Apartamento, do Balé Teatro Guaíra, e o projeto Café com Bach, colaboração entre a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e o balé. Somente no mês de julho, foram 80 mil impressões no Instagram do Teatro Guaíra e 54 mil no da OSP.

Fechado para o público pela primeira vez em sua história em função da Covid-19, o Teatro Guaíra se reinventou no ambiente online e manteve a conexão com o público. O Projeto Café com Bach, por exemplo, chegou a 17 mil paranaenses. Somente no YouTube, o vídeo Valsa de Apartamento atingiu 7 mil espectadores, tornando-se sucesso nacional de público e crítica. Os projetos são uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

A Orquestra Sinfônica do Paraná teve alcance total nas redes sociais de 134 mil pessoas no primeiro semestre de 2021. Foram 83,3 mil pessoas no Facebook e 22 mil no Instagram, além de 29 mil visualizações no YouTube. No total, a OSP publicou 161 conteúdos on-line. Entre os destaques, há os concertos virtuais de Stravinsky e Schubert e o projeto OSP para Crianças.

O Balé Teatro Guaíra, por sua vez, iniciou a temporada 2021 com o vídeo Valsa de Apartamento, em que os bailarinos são acompanhados na dança por um drone. O vídeo foi sucesso instantâneo no YouTube e ganhou manchetes nacionais.

Já a coreografia Variações sobre a Mesa, lançada em abril para celebrar o dia da dança, foi selecionada para o San Francisco Dance – Film Festival. É a primeira vez em que o BTG é selecionado para um festival do gênero. O vídeo Íris, que celebra o orgulho LGBTQIAP+, chegou a 10,8 mil pessoas. No mês de julho, o Instagram do Balé registrou 39 mil impressões.

A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) encerra o primeiro semestre sendo finalista do Youth America Grand Prix (YAGP), com a participação da aluna Ana Julia Cotlinski. O YAGP é um dos maiores concursos de dança do mundo e Ana Julia está na final com 22 concorrentes de todo o mundo. A equipe da EDTG fez todos os treinos e ensaios de Ana Júlia de forma virtual.

Neste ano, a EDTG completa 65 anos de forma virtual e adaptando-se ao ensino a distância. Foi uma das únicas escolas de dança pública do Brasil que não interrompeu as atividades.

Além disso, a escola também teve produções sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável, dia da dança, dia da família e dia das mulheres. A EDTG atingiu um público de 15 mil pessoas nas redes sociais no primeiro semestre.

ODS – O Teatro Guaíra também celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho com o lançamento virtual de dois projetos especiais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A primeira iniciativa é uma série de vídeos do Balé Teatro Guaíra (todos disponíveis no YouTube), em que cada bailarino dança um ODS. Já os alunos da Escola escolheram os ODS como temática de discussão durante o ano letivo e apresentam um vídeo que encerra o primeiro semestre de 2021.

Além disso, o BTG participou de três webinars sobre o tema: com a Universidade do Minho, de Portugal; com a ONG Observatório da Diversidade Cultural, de Brasília; e com a empresa paranaense Sanepar.