Divulgação/Coritiba – Umberto Louzer

O técnico Umberto Louzer deixou nesta quarta-feira o comando da Chapecoense e deve acertar sua transferência para o Sport. O treinador de 41 anos tinha contrato com a equipe catarinense até o fim do Brasileirão e a multa rescisória era de R$ 400 mil. No entanto, como ele tinha valores a receber do clube catarinense, as partes chegaram a um acordo e ele foi liberado.

Na Chapecoense desde o ano passado, Louzer deixou seu nome na história do clube. Além de ter sido campeão catarinense, o treinador levou o clube ao primeiro título nacional ao conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram 31 vitórias, 18 empates e apenas sete derrotas.

Umberto Louzer teve seu contrato renovado com a Chapecoense depois de ter sido procurado pelo Cruzeiro durante a última Série B, mas a relação com os dirigentes ficou estremecida no início da temporada 2021 depois do clube perder peças importantes, como João Ricardo, Luiz Otávio, Alan Ruschel e Willian Oliveira, entre outros.

Além de Louzer, a Chapecoense ainda corre o risco de perder outra peça fundamental na conquista da Série B. O artilheiro Anselmo Ramon entrou na mira do Botafogo. Seu contrato com o clube catarinense vai até dezembro e tem multa rescisória, mas, assim como o treinador, o atacante tem valores pendentes para receber.

Ex-treinador de Guarani, Vila Nova e Coritiba, Louzer é o mais cotado para substituir Jair Ventura, demitido do Sport após o início ruim na temporada. O clube pernambucano foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para a Juazeirense-BA e não passou da fase de grupos da Copa do Nordeste.