Reprodução/wtatennis.com – Ficha de Teliana no site da WTA

A tenista brasileira Teliana Pereira estreou com vitória na chave principal do Challenger de Balatonblogar, no saibro da Hungria, com premiação de U$ 25 mil. Ela derrotou a húngara Fanny Gecsek, convidada da organização, por 6/2 6/4.

"Joguei contra uma menina novinha, que está começando no circuito. Oscilei um pouco, mas nas horas importantes estava focada e o importante é que saí com a vitória,"analisou Teliana, 528a.

A pernambucana radicada em Curitiba sabe que para a próxima rodada terá um desafio maior. Ela enfrentará a cabeça de chave 2, a francesa Cindy Paquet, 248a na WTA.  "Eu conheço ela bem. Preciso ser sólida e agressiva o tempo todo."

NO PARANÁ – Natural do município de Águas Belas, no sertão pernambucano, Teliana, nascida em 20/07/1988, migrou para o Paraná ainda criança. Iniciou a carreira profissional em 2005, depois de ótimas atuações como juvenil, e em 2007 deu um pulo na carreira, conquistando a medalha de Bronze no Pan do Rio, ao lado de Joana Cortez, nas duplas.

Em 2013, se tornou a primeira brasileira a alcançar a semifinal de um WTA – em Bogotá –  desde 1989. Ainda naquele ano, se tornou a primeira tenista do Brasil a chegar no top 100 da WTA, desde 1990.

Dentro do top 100, em 2014, Teliana conseguiu disputar, pela primeira vez na carreira, todos os Grand Slams na chave principal, chegou a ganhar uma rodada em Roland Garros.

Agora em 2015 quebrou um jejum de 27 anos do Brasil ao conquistar o primeiro título da carreira no WTA de Bogotá, em abril. Em agosto conquistou o segundo trofeu de WTA, em Florianópolis e entrou para o top 50  – 43a. -pela primeira vez, se tornando a 3a. tenista mais bem classificada da história no Brasil, atrás apenas de Maria Esther Bueno e Niege Dias. Atualmente é a 528a. colocada no ranking mundial.
Teliana conta com os patrocínios da Elemídia, Asics, Talento Olímpico Paraná 2020 e tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres.