Orlando Kissner/Arquivo ANPr – Frio intenso na segunda-feira

A primeira onda de frio mais intensa se aproxima do Paraná neste final de semana, que deve ter chuva até o sábado. em regiões mais ao Sul-Leste as temperaturas mínimas despencam a partir do domingo e, na segunda-feira, há possibilidade de geadas, inclusive em Curitiba, onde a mínima prevista até ontem era de apenas 2ºC. A previsão de geada é do site do Climatempo. O Alerta Geada do Simepar/Iapar faz o alerta de geada com até 72 horas de antecedência.
Outras cidades do Paraná também devem ter mínimas muito baixas no começo da próxima semana. Palmas, no Sul do Estado, deve ter mínima entre 3 e 5 graus já no domingo.  Guarapuava também deve ter temperatura congelante no domingo, com previsão de 3ºC. Até mesmo a faixa Norte-Noroeste, normalmente mais quente, devem ter temperaturas mínimas entre 6 e 7 graus entre o domingo e a segunda-feira. As máximas no Estado não devem passar dos 20ºC.
As tempraturas ficam baixas até a terça-feira e depois começam a subir gradativamente, mas sem fazer calor. O resto do mês deve oscilar temperaturas amenas em Curitiba, e sem previsão de chuvas.
Temporal
Hoje, há previsão de chuva para as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, principalmente entre a tarde e a noite. Alguma instabilidade pode ocorrer nas demais regiões, como a da Grande Curitiba e o Litoral. Entre a sexta-feira e o sábado, uma nova frente fria adentra o Estado, e pode trazer chvua mais volumosa para todas as regiões. Alguns setores podem ter grandes acumulados de chuva.
Nesta semana já choveu forte em algumas regiões, como em Paranavaí, onde não chovia desde março. Na cidade o volume apenas nesta semana chegou a 40 milímetros de chuva.