Alerta vermelho

Tempestade com vento e granizo deixa estragos no interior do Paraná

Zoo de Cascavel foi fechado porque várias árvores caíram
Zoo de Cascavel foi fechado porque várias árvores caíram (Foto: Prefeitura de Cascavel)

A previsão de tempestades no Paraná já se confirmou na tarde deste sábado (23) em algumas cidades do interior do Paraná. Uma forte tempestade com ventos e granizo atingiu Cascavel, no Oeste do Paraná, no início da tarde e deixou um rastro de destruição. Segundo o Simepar, os ventos chegaram a 100 km/h.

Segundo a Prefeitura Municipal, diversas regiões da cidade estão com falta de energia, diversos cruzamentos estão com os semáforos desligados. Há postes e árvores caídos em diversas regiões da cidade. A direção do Zoológico de Cascavel também decidiu fechar o espaço após o temporal derrubar inúmeras árvores sobre as trilhas. Será realizada limpeza no espaço e ainda não há previsão de quando será reaberto

As cidades de Medianeira, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá também registraram fortes rajadas de vento.

O Paraná inteiro está em alerta laranja para tempestades e uma parte do Estado entrou em alerta vermelho para temporais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vai deste sábado (23), desde as 10h48 até as 12 horas deste domingo (24).  A previsão para o estado inteiro é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.  O alerta laranja, segundo o Inmet, vale para o Norte Pioneiro Paranaense, Região Metropolitana de Curitiba,  Noroeste Paranaense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, MCentro Oriental Paranaense, e Centro-Sul Paranaense.

Já no Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro Ocidental Paranaense, Oeste Paranaense e Norte Pioneiro Paranaense, de acordo com o Inmet, também há risco de tempestades de alerta vermelho, ou seja com  chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo.