Franklin de Freitas – Árvore tombou na frente do MON

Resultado de uma frente fria que entra no Paraná, uma tempestade com chuva e vento atingiu Curitiba e Região Metropolitana no início da tarde desta quarta (30) e deixou um rastro de destruição. Segundo o Simepar, a rajada de vento chegou a 70 km/h por volta das 14h30. O vento forte também atingiu as cidades de Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Almirante Tamandaré.

Com vento forte, barracão desaba em Rio Branco do Sul. Veja vídeo

Problema operacional afeta abastecimento de água em 11 bairros de Curitiba

Tempestade deixa 54 mil casas sem energia em Curitiba

Pelo menos 41 bairros da capital foram atingidos por quedas de galhos grandes ou árvores, na tarde desta quarta-feira (30). De acordo com informações da Defesa Civil do município, também foram registradas nove ocorrências para fornecimento emergencial de lona, que estão sendo atendidas por equipes da Guarda Municipal (bairros Santa Felicidade, Pilarzinho, Barreirinha, Tatuquara, Atuba, Boqueirão, Abranches e Tingui.Até o momento, não há registro de pessoas que precisaram deixar suas casas (desabrigados ou desalojados).

A Defesa Civil aponta ainda que foram 19 mm de chuva no período de uma hora, com impactos maiores provocados pelos ventos. Até as 16h30, foram registradas 97 solicitações para atendimento de queda de galhos e árvores.

Entre os endereços com registro de queda estão: Rua Lory Lunardon, n° 6 – Boa Vista; Rua Jornalista Emílio Zola Florenzano, n° 553 -Tatuquara; Rua Del. Bruno de Almeida, n° 1410 – Tatuquara; Rua Sen. Saraiva, n° 420 – São Francisco; Rua Ayrton Pizzato Gusi – Xaxim; Rua Mascarenhas de Moraes, n° 1.096 – Atuba; Rua Adílio Ramos, n° 3.328 – Bairro Alto; Rua João Fleury, n° 185 – Sítio Cercado; Rua Marechal Hermes, n° 910 – Centro Cívico.

Foram registrados, ainda, um desabamento (Rua Josepha Mattoso n° 232 – Cachoeira) e a queda de uma placa grande de sinalização de trânsito, no bairro Guabirotuba.

As equipes da Prefeitura estão em atendimento às ocorrências e mantêm atenção a possíveis emergências, sob coordenação da Defesa Civil, que continua em monitoramento. Pancadas isoladas de chuva devem voltar a acontecer nas próximas horas.

Os canais de atendimento a emergências são os telefones: 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).

Alerta laranja 
O alerta laranja para tempestade do Instituto Nacional de Meteorologia (Innmet),que prevê chuva entre 30 e 60 mn/dia e ventos entre 50 e 100 km/h, segue até as 3 horas desta quinta (31) e vale para todo o Paraná.
Temperaturas vão cair
Após a tempestade, o Inmet já prevê declínio brusco de temperatura em boa parte do Paraná. O alerta também laranja prevê queda de temperatura superior  a cinco graus no Norte Pioneiro Região  Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense,  Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense,  Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense e Centro-Sul Paranaense.
De acordo com previsão do Simepar, nesta quinta (31), a mínima em Curitiba será de 13 graus e máxima não passa de 20 graus. Na sexta (1) e no sábado (2), as temperaturas vão oscilar entre 13 e 15 graus.