Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

A tempestade que atinge Curitiba desde o início da tarde desta sexta-feira (10 de janeiro) já provoca transtornos pela cidade. Em bairros como Hauer, Boqueirão e Xaxim, moradores relatam a ocorrência de alagamentos, o que causa problemas no fluxo do trânsito. Também há relatos de pontos da cidade e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que estariam sem energia elétrica por conta do temporal.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuvas torrenciais foram provocadas pela combinação de tempo quente e úmido, o que favorece o desenvolvimento de muitos aglomerados de nuvens convectivas sobre todo o Paraná.

No estado, as chuvas mais fortes foram registradas nas regiões Leste, Campos Gerais, Norte Pioneiro e Norte do Estado. Em Curitiba, ainda segundo o Simepar, as chuvas são irregulares e variam muito em intensidade. Mesmo assim, o potencial é elevado para volume de chuva expressivos.

E a tendência é que a situação se prolongue por todo o final de semana. Para hoje, por exemplo, o Simepar prevê a precipitação de 16,6mm de chuva, com o aguaceiro se encerrando só depois das 20 horas. Já no sábado, a previsão é de 21 mm de chuva, com as precipitações ocorrendo a partir de 14 horas até de noite, por volta de 21 horas. Já no domingo, a previsão é de precipitação acumulada em 63,4 mm.

Abaixo, confira algumas das imagens compartilhadas por usuários do Facebook na página @ConsegHauer

A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

Rua João Soares Barcelos com a Tenente Francisco, no Hauer, em Curitiba. Crédito: Reprodução/ Facebook

A imagem pode conter: planta, grama e atividades ao ar livre

Rua Frederico Maurer com Waldemar Kost, no Hauer, em Curitiba. Crédito: Reprodução/ Facebook

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre, água e natureza

Avenida Henry Ford, na Vila Lindóia, em Curitiba. Crédito: Reprodução/ Facebook