Colaboração

Depois de um calor de 25ºC, o tempo virou em Curitiba e trouxe chuva de vento e até granizo em alguns pontos da cidade. A Defesa Civil informa que a região central, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairros Campo Comprido e Boqueirão foram as áreas mais afetadas pelas chuvas deste sábado (24/10).

Hà cerca de 5,7 mil unidades consumidoras a maioria no  Boqueirão, Xaxim e Bacacheri, segundo as informações da Copel. 

Segundo a Defesa Civil, houve uma queda de árvore no bairro Pinheirinho e alagamentos em diversas regiões da cidade.  Segundo estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), choveu o equivalente a 34,8 milímetros nesta tarde.

As equipes da Prefeitura estão mobilizadas realizando atendimentos. De acordo com informações da Defesa Civil, não houve registro de feridos nem de pessoas que precisaram sair de casa por causa da chuva (desabrigados ou desalojados).

Alerta
Apesar dos estragos provocados pelas pancadas de chuva, a quantidade de água não foi suficiente para completar os reservatórios de água da região. Por isso, a Defesa Civil reforça o alerta para o uso consciente da água.

Situações de emergência em decorrência de alagamentos e vendavais podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199.
Já o cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pela chuva deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
Moradores dos bairros Hauer e Uberaba usaram as redes sociais para postar fotos da grama e calçadas que ficaram cobertas de gelo. Ainda no Uberaba, algumas casas tiveram a garagem invadida pela água, deixando parte dos carros submersos.

No Pinheirinho, uma árvore caiu na rua Beija Flor. O CIC também foi bastante afetado pela chuva. 

De acordo com o Simepar, núcleos isolados de chuva se formaram neste sábado, trazendo granizo e muitos raios.

A Defesa Civil de Curitiba chegou a emitir um alerta nesta tarde, com aviso de chuvas intensas com raios e vendaval na capital parananese e também na região metropolitana. A vigência do alerta vai até às 22 horas deste sábado (24).

Mais informações em breve.