Franklin de Freitas

Este é o último final de semana da temporada oficial de verão no Litoral do Paraná, que foi iniciado no dia 21 de dezembro de 2019. Mas, como o calor deve predominar nas próximas semanas, o 8º Grupamento manterá Postos de Guarda-Vidas ativos aos finais de semana e feriados, até o dia 1º de maio.

Para saber a localização exata desses postos, as pessoas podem consultar o aplicativo Bombeiros Paraná, disponível para download gratuitamente no Google Play e APP Store. “Essa medida é para que as pessoas tenham mais atenção e procurem se banhar somente nos locais onde houver a bandeira vermelho sobre amarelo”, afirmou o comandante do 8º Grupamento, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto.

Além dos perigos normais nas águas, os bombeiros cahmama a atenção para os acidentes envolvendo águas-vivas e caravelas, que neste Carnaval teve alta em relação ao feriado do ano passado, que passou de 55 casos para 364, ou seja, um acréscimo de cinco vezes. A corrente marítima, temperatura da água e questões de reprodução das espécies são fatores que contribuíram para o aumento.