Copel

Depois de castigar os municípios do Oeste e do Sudoeste do Paraná, o temporal com vento e granizo deste sábado (23) seguiu deixando estragos no Noroeste e Norte, regiões que recém tinham se recuperado do evento climático do último dia 13. Por volta das 21h30 deste sábado (23), em todo o Estado, a Copel registrava quase 435 mil unidades consumidoras sem energia e quase 4,6 mil ocorrências para atendimento. Árvores caíram, ruas alagaram e houve destelhamentos. Em Curitiba, a chuva chegou no fim da tarde em grande volume, mas até o fechamento da reportagem não havia registro de ocorrências na Defesa Civil.

As regiões Oeste e Sudoeste são as com mais unidades consumidoras desligadas, somando 177,4 mil. O número de ocorrências para atendimento passa de 2,2 mil. Na sequência aparece a região Norte, com 133 mil unidades consumidoras sem energia e mais de mil ocorrências para atendimento. A região Noroeste é a quarta, somando 111,7 mil unidades consumidoras desligadas e mais de mil ocorrências. A Copel está com equipes de Manutenção e Emergência nas ruas trabalhando desde cedo para restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível. A concessionária lembra que, em dias de tempestade, deve-se manter distância de situações que possam oferecer risco, como postes quebrados e cabos rompidos. A falta de luz pode ser comunicada aqui no site e no aplicativo da Copel, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Uma forte tempestade com ventos e granizo atingiu Cascavel, no Oeste do Paraná, no início da tarde e deixou um rastro de destruição. Segundo o Simepar, os ventos chegaram a 100 km/h. Segundo a Prefeitura Municipal, diversas regiões da cidade estão com falta de energia, diversos cruzamentos estão com os semáforos desligados. Há postes e árvores caídos em diversas regiões da cidade. A direção do Zoológico de Cascavel também decidiu fechar o espaço após o temporal derrubar inúmeras árvores sobre as trilhas. Será realizada limpeza no espaço e ainda não há previsão de quando será reaberto.

Em Maringá, segundo o Simepar, o acumulado de chuva em Maringá foi de 39,8 mm entre as 17h e as 20h deste sábado. As rajadas de vento chegaram a 100 km/h e chuva alagou as principais ruas. Em Foz do Iguaçu, a chuva com vento derrubou árvores e chegou a derubar o o telhado do prédio administrativo da Universidade Estadual do Oeste do estado (Unioeste). As cidades de Medianeira e Londrina também registraram fortes rajadas de vento. No oeste, a Sanepar informou inclusive a interrupção do abastecimento de água, por causa da falta de energia elétrica em suas subestações.

Sem luz- Foz do Iguaçu, Medianeira e Cascavel concentram o maior número de consumidores desligados e há municípios com quase a totalidade dos consumidores desligados: Itaipulândia, Matelândia, Missal, São Pedro do Iguaçu, Lindoeste, Ramilândia, Diamante do Oeste, Três Barras do Paraná, Ibema, Salgado Filho, Tupãssi, Boa Vista da Aparecida, Catanduvas, Iguatu, Campo Bonito, São José das Palmeiras, Diamante do Sul, Santa Tereza do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Guaraniaçu, Santa Lúcia e Flor da Serra do Sul. Londrina tem, neste momento, 59 mil domicílios sem luz e pelo menos 20 circuitos alimentadores desligados no município e em Ibiporã. Na região, estão com o abastecimento de energia interrompido os municípios de Cafeara, Congonhinhas, Flórida, Jataizinho, Lobato, Lunardelli, Nossa Senhora das Graças, Nova Fátima, Sabáudia e Santo Inácio. Maringá tem aproximadamente 30 mil domicílios sem energia. Na região Noroeste, estão com o fornecimento interrompido os municípios de Japurá, Indianópolis, Ivatuba, Janiópolis, Mandaguaçu, Maria Helena, Nova Olímpia, Nova Tebas, Ourizona, Presidente Castelo Branco, Rancho Alegre, São Jorge do Ivaí, São Manoel do Paraná e São Tomé.

A previsão de tempestades no Paraná já se confirmou na tarde deste sábado (23) em algumas cidades do interior do Paraná. Uma forte tempestade com ventos e granizo atingiu Cascavel, no Oeste do Paraná, no início da tarde e deixou um rastro de destruição. Segundo o Simepar, os ventos chegaram a 100 km/h.

Segundo a Prefeitura Municipal, diversas regiões da cidade estão com falta de energia, diversos cruzamentos estão com os semáforos desligados. Há postes e árvores caídos em diversas regiões da cidade. A direção do Zoológico de Cascavel também decidiu fechar o espaço após o temporal derrubar inúmeras árvores sobre as trilhas. Será realizada limpeza no espaço e ainda não há previsão de quando será reaberto