Rede News 24 Horas – Chuva em Guaraqueçaba

Um temporal registrado no dia de ontem (05 de janeiro) no litoral do Paraná acabou causando grandes transtornos nos municípios de Guaraqueçaba e Paranaguá, no litoral paranaense. O primeiro município, inclusive, está ilhado (sem acesso por terra) por conta da ocorrência de deslizamentos e da queda de uma barreira na estrada. A previsão é de que a liberação ocorra amanhã (07 de janeiro).

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, embora não haja o registro de feridos, em Guaraqueçaba há pelo menos 50 pessoas desabrigadas, enquanto em Paranaguá 14 pessoas tiveram as casas alagadas e uma comunidade (de Ipanema), onde vivem 20 pessoas, está isolada, devido a um delizamento de terra que acabou bloqueando a estrada que dá acesso ao local. Os moradores foram resgatados e passaram a noite em pousadas, retornando para casa na manhã deste domingo, quando o nível da água baixou. 

Nos dois municípios a chuva foi intensa no último sábado. Em Paranaguá choveu 120 milímetros, o dobro do previsto, e duas equipes dos bombeiros de Antonina, município vizinho, estão dando apoio no atendimento à cidade litorânea.

Em Guaraqueçaba, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) estima ter chovido 261 milímetros, o que ocasionou alagamentos, um deslizamento de terra e a queda de uma barreira próximo da Reserva Natural Salto Morato. A ‘chuvarada’ teria durado cerca de 15 horas

Por conta da situação de pessoas desabrigadas, a prefeitura de Guaraqueçaba pede doações de colchões, roupas e alimentos não perecíveis.