Divulgação/PMC

As fortes rajadas de vento e o granizo que atingiram o município de Colombo na quinta-feira, 30, causaram prejuízos nas estradas e nas propriedades dos agricultores, principalmente nos bairros do Campestre e Morro Grande.

As estufas para o cultivo protegido de alface hidropônica foram danificadas. Já a produção de hortaliças foi arrasada pelo granizo e plantações ficaram debaixo d’água. “Há uma grande possibilidade que tenha reflexo nos próximos dias, pois a alta umidade faz com que a produção tenha uma perda tanto na qualidade quanto na quantidade”, ressaltou o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.

Os agricultores prejudicados podem procurar as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente que farão os procedimentos de emergência cabíveis para cada situação, incluindo drenagem do solo, limpeza e apoio técnico.

“O vento veio muito rápido. Com a ventania arrancou a proteção das estufas e os agricultores não tiveram tempo para protegê-las. Além disso, uma boa parte da produção foi prejudicada”, conta Toniolo. Vale ressaltar que hortaliças folhosas, como por exemplo, couve-flor, alface e brócolis foram as mais atingidas.

Algumas estradas foram parcialmente afetadas pelos galhos de árvores caídos com os ventos fortes que atingiram a região. “A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Obras e Viação já está fazendo o trabalho de podas e desobstrução das vias, possibilitando o trafego total das estradas”, disse Toniolo.