Publicidade
Campos Gerais

Temporal de sexta afeta a vida de quase 20% da população de Teixeira Soares

Temporal de sexta afeta a vida de quase 20% da população de Teixeira Soares
(Foto: AN-PR)

Após o forte temporal que atingiu o município de Teixeira Soares, na noite de sexta-feira (18), a Defesa Civil estadual iniciou uma grande mobilização para auxiliar a população atingida. Com  aproximadamente 10 mil habitantes, a cidade teve cerca de 1.800 pessoas afetadas pelo desastre (quase 20% do total da população) e 450 residências com telhados danificados, além do hospital municipal, posto de saúde central, a Casa Lar, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Eventos e a prefeitura.

O Corpo de Bombeiros iniciou de imediato o apoio à população atingida com a distribuição de lonas para a cobertura emergencial das residências atingidas.

O temporal

Entre a sexta-feira (18) e o sábado (19) ocorreu o deslocamento de uma frente fria pelo Paraná. Além de chuvas, este sistema frontal provocou grande quantidade de raios e rajadas de vento fortes em várias cidades do Estado. Em Cascavel, por exemplo, o Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (SDDA) registrou mais de 3 mil raios ao longo da sexta-feira.

Com relação as rajadas de vento, o destaque foi para Altônia, onde os ventos alcançaram os 124,2 km/h (perto das 23 horas do dia 18/05/18). Neste momento houve deslocamento de uma linha de instabilidade pelo noroeste. Houve também forte tempestade, com granizo associado, na região central paranaense. Em Teixeira Soares o granizo acumulou-se nas ruas da cidade. 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil enviou ao local uma equipe técnica em apoio aos agentes da 2a. Coordenadoria Regional Estadual de Proteção e Defesa Civil, que tem sede em Ponta Grossa e que, desde as primeiras horas de sábado, já estavam em Teixeira Soares auxiliando a administração municipal no gerenciamento do desastre.  

Em razão da configuração de situação de emergência, dois caminhões com ajuda humanitária do Governo do Paraná foram enviados para o município com materiais para apoio à população mais vulnerável.

Os técnicos da Defesa Civilestadual permanecem atendendo ao município, juntamente com as autoridades locais.

Publicidade

DESTAQUES DOS EDITORES