Eduardo Matisyak

Ventos que podem ter chegado a 100 km/h atingiram Curitiba e Região Metropolitana nesta madrugada de sábado. De acordo com o Simepar, nesta madruga foram registrados ventos de até 108,4km/h em Guarapuava. Em Curitiba, chegaram a 70 km/h e na Lapa, quase chegaram a 100km/h. No município que fica na Região Metropolitana de Curitiba, o Simepar resgistrou 94km/h.

Em Curitiba a Defesa Civil informou que houve estragos nos bairros Água Verde, Prado Velho, Pinheirinho, Mercês, Uberaba, Portão, Santo Inácio, Rebouças, Capão Raso, Santa Felicidade e Bairro Alto. Em Santa Felicidade a queda de uma árvore, proximo à Igreja, deixou a a Avenida Manel Ribas interditada. Um motorista chegou a bater o carro contra a árvore. 

Em Foz do Iguaçu, no  Oeste do Estado, foram registrados ventos de até 75km/h. De acordo com o Simepar, as tempestades registradas estão associadas ao avanço de uma frente fria, que também podem causar estragos. Ventos mais intensos nas estações ficaram perto dos 60 km/h, mas com base no tipo de sistema que avançou pela região e radar estima-se rajadas de até 75 km/h.

O dia amanhece com tempo instável em vários setores do Paraná. Entre os Campos Gerais, o norte e o noroeste paranaense as instabilidades estão acompanhadas por descargas atmosféricas, enquanto no centro-sul e no leste apenas chove neste momento. Nas últimas horas houve ocorrência de temporais em vários municípios. Ventos foram mais fortes na região de Guarapuava: 108,4 km/h!

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS

Na Central 156 foram feitos 186 registros de quedas de árvore ou de galhos em via pública bloqueando a rua. Houve 5 Registros de quedas de árvores nos bairros Portão, Agua Verde, Santa Felicidade e Pinheirinho e 1 registro de queda de Fio de Energia na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1405, no bairro Rebouças.

Até o presente momento sem registro de feridos, desabrigados ou desalojados.

Quantidade de ocorrências registradas pelo sistema Sigesguarda:

06 registros de Fornecimento de Lona:

• Rua Rio Pelotas, 144 – Bairro Alto;
• Rua Rio Guaíba, 67 – Bairro Alto;
• Rua José Clementino Bettega, 272 – Capão Raso;
• Rua Lázaro Nini de Campos, 215 – Uberaba;
• Rua Professor Guido Straube, 39 – Vila Izabel;
• Rua José Vale, 1229 – Santa Felicidade.

As equipes da Prefeitura continuam em atendimento e em alerta para possíveis emergências.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, COMPDEC, alerta que as chuvas regionalizadas e rajadas de vento poderão ocorrer ao longo do dia. Os canais de atendimento as emergências são os telefones: 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).