Divulgação/IAP – Tenda Ambiental apresenta um roteiro educativo para os visitantes e faz parte da Operação Verão

A tenda itinerante da Operação Verão que leva atividades de educação ambiental, principalmente para o público infantojuvenil das praias do Litoral, divulga seu último cronograma. As atividades acontecerão em Guaratuba, de sexta-feira (22) até o domingo (24) e depois do Carnaval (8, 9 e 10 de março), na Avenida Atlântica.
A ação é desenvolvida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas, e parcerias com instituições locais e prefeituras municipais de Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e Guaratuba.

As atividades incluem 21 painéis simbolizando uma trilha com informações de cuidados com o meio ambiente, jogo gigante de tabuleiro com passeio ecoturístico pelo litoral do Paraná e Serra do Mar, pintura corporal com ilustrações de animais marinhos, e outros jogos educativos, são os principais atrativos da tenda.

“Nossas atividades são de cunho educativo informativo e são desenvolvidas com base no lúdico e interativo, fazendo com que os participantes se envolvam e nos ajude como agentes multiplicadores”, diz a educadora ambiental do IAP, Angela Panizzi.

Os conteúdos dos painéis da trilha demonstram questões acerca do Litoral, Serra do Mar, conservação da natureza e biodiversidade, bioma Mata Atlântica e Unidades de Conservação. Também são abordadas temas como comportamentos adequados na praia, protocolo de resgate de animais marinhos, lixo no mar, animais marinhos, campanha de combate ao abandono e aos maus tratos de animais domésticos, economia e cuidados com a água, combate ao tráfico de animais silvestres, aplicativo Detetives da Natureza, entre outros.

A tenda esteve nas localidades de Caiobá/Matinhos, Ipanema, Ilha do Mel e agora e encerra as atividades em Guaratuba. Cerca de 2 mil pessoas já frequentaram o ambiente.