Publicidade
Tempo

Terça-feira é de ventania no Paraná e Defesa Civil emite alerta em Curitiba

Vento derrubou árvore, que caiu sobre veículo dos Correios na Rua Desembargador Mota
Vento derrubou árvore, que caiu sobre veículo dos Correios na Rua Desembargador Mota (Foto: Colaboração)

O destaque desta terça-feira (30) esta por conta dos ventos fortes registrados principalmente nas regiões da metade sul do Paraná. No decorrer da tarde, os ventos se intensificam também nas demais regiões. A velocidade passou dos 70 km/h no Centro-Sul. Em Curitiba, os ventos estão na casa dos 50 km/h.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba reforça a recomendação para que as pessoas evitem sair de casa nesta terça-feira (30/6). Além da necessidade de isolamento social, como forma de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, fortes ventos devem continuar atingindo as mais diversas regiões da cidade, podendo provocar estragos e acidentes.

“Nossa equipe está alerta e em constante monitoramento das condições climáticas na cidade, cruzando informações de diversos sistemas e serviços meteorológicos”, informa o coordenador da Defesa Civil, João Batista dos Santos.

Durante a manhã desta terça-feira (30/6), a Prefeitura recebeu 14 solicitações para verificação de quedas de árvore em oito endereços diferentes. Entre elas, está a queda de uma árvore de grande porte que atingiu poste de luz e transformadores na Rua Carneiro Lobo, no bairro Batel.

Guardas municipais isolaram o local e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi acionada para fazer o corte e a remoção da árvore. Agentes de trânsito orientam os motoristas quanto aos desvios.

“Em horários com grande incidência de ventos, o ideal é que a população não saia de casa, a pé ou dentro de um veículo. Se a saída for de extrema necessidade, deve-se evitar estacionar o veículo ou procurar abrigo embaixo de toldos de postos de combustível e em ruas com muitas árvores grandes, para evitar transtornos com possíveis quedas”, recomenda o coordenador da Defesa Civil.

O órgão alerta para a previsão de mais ventos - de moderados a fortes - no decorrer desta terça-feira (30/6), com chuva para o período da tarde e da noite. Não é descartada a possibilidade de temporais.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos devem variar de 60km/h a 100km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

Uma nova frente fria avança pelo Paraná ao longo do dia, mas com chuva menos expressiva prevista. Algum temporal pontual não está descartado, e os ventos de norte/noroeste sopram com intensidade moderada a forte por alguns momentos.

Pela manhã choveu de forma isolada em municípios do Sudoeste do Estado.

Na quarta-feia (1), o tempo fica mais firme e o sol aparece. Porém, uma massa de ar mais gelada derruba as temperaturas, e o Paraná deve ter dias seguidos de muito frio pela manhã, com possibilidade de formação de geadas de quarta até o sábado (4), com mínimas que podem ficar abaixo de 0ºC.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES