Hans von Manteuffel

A poesia de Manoel de Barros e clássicos do cancioneiro popular num recital intimista de voz e viola. Essa é a proposta do artista pernambucano Gonzaga Leal – que vem pela primeira vez a Curitiba –no seu novo espetáculo Concerto de Assobios que acontece hoje na Caixa Cultural Curitiba. O recital, que terá única apresentação, busca construir uma síntese dos mais significativos momentos de Manoel de Barros, um dos mais originais poetas brasileiros de todos os tempos. Leal será acompanhado pelo violeiro Cláudio Moura e com a participação especial dos músicos Aristide Rosa (violão) e Rafael Marques (bandolim).

O canto emocionado do Gonzaga Leal e a misteriosa viola nordestina de Cláudio Moura povoam esse recital de mistério movente, soberbo, assustador e cheio de aguaceiros e sertões. Os dois artistas se debruçam sobre a obra do poeta Manoel de Barros e temas tradicionais da canção brasileira, construindo um itinerário poético-musical, contemplando a simplicidade e a generosidade humana. Para o artista pernambucano, o poeta Manoel de Barros seguindo o exemplo de Oswald de Andrade de “ver com os olhos livres”, cria na sua poesia surpresas a partir do trivial das palavras e do mundo, nos levando para espaços novos da linguagem. “Canções e poesia presentes nesse recital expressam um sentimento do sagrado que só existe na grande poesia, neste caso a do Manoel de Barros, e nas canções serenadas do Brasil, que dialogam encantadoramente com o que nosso poeta nos propõe”, conceitua.

Leal explica que o recital busca a fricção entre as matizes que permeiam a poesia de Manoel de Barros, através da interface com canções do repertório da tradição oral brasileira: “O lírico, o brejeiro, o ingênuo, o simples, o popular e o trivial. Desse modo cria-se uma partitura, na qual música e poesia dialogam, deixando aflorar toda a riqueza do seu imaginário. Um imaginário que acaba por refletir o sentimento – todo o sentimento – do homem brasileiro”. O canto de Gonzaga e a viola de Cláudio confluem, com sabedoria ancestral, a tangibilidade do cotidiano e a transcendência do existir. Relação improvável e única que emerge, inaudita, de suas formas de dizer e sentir. Um jogo sutil entre profana verdade e sagrada confissão brota do canto de Gonzaga Leal e da viola de Cláudio Moura, adensando o mistério.

Serviço
Concerto de Assobios – Recital poético musical com o artista pernambucano Gonzaga Leal e Claudio Moura (viola nordestina). Participação especial: Aristide Rosa (violão) e Rafael Marques (bandolim)
Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Quando: Hoje, às 20h
Quanto: R$30 e R$15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h)
Duração: 90 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)