Divulgação

Termina nesta quarta-feira, 28, o prazo para que as pessoas físicas que fazem declaração por formulário completo posam doar até 6% do Imposto de Renda (IR) em benefício de organizações filantrópicas, como o Hospital Pequeno Príncipe.

A iniciativa também está disponível para pessoas jurídicas que declaram por lucro real – neste caso, o porcentual é de 9%, sendo 1% para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

No entanto, essa possibilidade de doação ainda é desconhecida por boa parte dos contribuintes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), em 2016, apontou que apenas 2% do potencial de contribuição das pessoas físicas é efetivamente utilizado. E isso significa que cerca de R$ 5 bilhões em imposto ainda não são doados.

“Em um momento delicado de crise econômica em todos os setores do nosso país, contamos mais uma vez com a sensibilidade do contribuinte, que tem a oportunidade de ajudar a viabilizar as nossas atividades de assistência e pesquisa. O processo é simples e permite ao doador acompanhar em que seu dinheiro é usado. Para nós, essas doações são fundamentais”, explica a diretora executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

O Pequeno Príncipe desenvolveu um site com o passo-a-passo para facilitar a doação.

É o www.doepequenoprincipe.org.br. Dúvidas podem ser tiradas no telefone (41) 2108-3886 ou WhatsApp no (41) 99962-4461.