Susto

Terremoto no Peru faz cidade do Paraná 'tremer'; prédio foi evacuado

(Foto: Google View Street )

Um intenso terremoto registrado no Peru na manhã desta quinta (26) foi sentido no Brasil do Rio Grande do Sul ao Amazonas, causando apreensão em algumas localidades. O sismo teve magnitude de 7,2, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) e o epicentro foi localizado nas imediações da cidade de Azángaro a uma profundidade de 218 quilômetros. O terremoto foi registado às 7h02 (09h02 no horário de Brasília), ao Nordeste de Ayaviri, na região fronteiriça com Bolívia de Puno. As autoridades peruanas anunciaram que devido à grande profundidade em que se produziu, foi sentido nas regiões de Tacna (fronteira com Chile), Moquegua, Cusco e Arequipa. Moradores de cidades da Região Oeste do Paraná relataram ter sentido os tremores. Um prédio comercial de quatro andaresno centro da cidade de Cascavel teve que ser evacuado depois que trabalhadores do local sentiram tremores na estrutura no mesmo horário do tremor no Peru.

Cerca de 50 funcionários foram retirados do local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para vistoriar a estrutura e avaliar possíveis danos, mas o prédio foi liberado depois de 45 minutos da evacuação. Em Manaus, no Amazonas, o prédio do Tribunal de Justiça precisou ser evacuado. Em nota, o TJAM informou que o Edifício Arnoldo Péres registrou tremores. Os funcionários foram orientados a trabalhar em home office ao longo do dia.

Nos próximos dias, a Defesa Civil vai emitir um relatório e os engenheiros vão produzir um laudo sobre a ocorrência. Então, técnicos do Simepar irão analisar a documentação para confirmar se o evento em Cascavel tem ligação mesmo com o terremoto no Peru.