Divulgação

A instabilidade política e econômica no Brasil tem feito com que, cada vez mais, os brasileiros saiam do país com a intenção de não voltar mais. Essa tendência, que aumenta ano após ano, foi registrada pela Receita Federal. Em 2011, o órgão registrou a saída definitiva de 8.170 pessoas. Em 2017, pelo menos 21.701 saídas definitivas foram registradas — um aumento de 165%.

Nesse cenário, cresce o número de brasileiros correndo atrás de um diploma de graduação e pós-graduação internacional. Em 2017, dos 246,4 mil estudantes que deixaram o país para fazer cursos no exterior, 25,5% deles, ou 62.832, ingressaram em uma instituição de ensino superior — uma alta de 50% em relação a 2015, que registrou 41.800 casos.

O IELTS (International English Language Testing System) é um teste que avalia os diferentes níveis de competência da língua inglesa e é desenhado para avaliar a competência linguística de pessoas que desejam estudar ou trabalhar em países onde o inglês é a língua de comunicação formal. A gerente de exames da Cultura Inglesa Curitiba, Carla Probst, explica que são dois testes: Academic, indicado para interessados em ingressar em programas de graduação ou pós-graduação no exterior, já o General Training é para interessados em trabalhar no exterior, migrar para países de língua inglesa, ou mesmo estudar em nível técnico ou médio.

O IELTS é reconhecido por mais de dez mil instituições em todo o mundo, incluindo universidades, empregadores, instituições profissionais, autoridades e outras agências governamentais, e é uma parceria entre o British Council, IDP Austrália e Cambridge Assessment English, parte da Universidade de Cambridge.

Entenda melhor o IELTS

A Cultura Inglesa é um centro autorizado para aplicação do teste. O IELTS está disponível em duas versões com quatro módulos: Listening, Speaking, Writting e Reading. Todos os candidatos realizam a mesma tarefa em Listening e Speaking. Já as modalidades Reading e Writing serão distintas de acordo com a versão escolhida. O teste é desenhado para avaliar as competências linguísticas em uma série de níveis. Não há nota mínima para passar no IELTS. Os resultados são apresentados em bandas de escore numa escala de 1 (a mais baixa) até 9 (nota máxima).

A Cultura Inglesa Curitiba oferece dois cursos preparatórios que ajudam o candidato a se familiarizar com o exame. Um deles com 12 horas, para os candidatos que já tiveram uma boa nota nos simulados e só precisam de dicas e estratégias para realizar a prova com sucesso e outro de 30 horas, curso mais completo que além das estratégias traz gramática da língua inglesa e dicas preciosas para o sucesso no exame.

Sobre a Cultura Inglesa de Curitiba

Há setenta e cinco anos em nossa cidade, a Cultura Inglesa de Curitiba divide suas atividades em cinco unidades, sendo uma delas localizada em São José dos Pinhais. A Cultura Inglesa de Curitiba é uma associação sem fins lucrativos, revertendo toda sua renda em benefício de suas atividades e alunos. O compromisso em manter o alto nível de ensino do inglês, além de aspectos culturais do país, é um dos pilares da escola, que busca respaldo na qualificação elevada do quadro de professores, constantemente desenvolvida por meio de workshops, seminários e treinamentos. O teor vanguardista da escola é ainda reforçado por parcerias com grandes entidades, como é o caso do British Council – organização britânica que promove oportunidades culturais e educacionais entre Brasil e Reino Unido e da Universidade de Cambridge, famosa por suas certificações atestando conhecimento da língua inglesa em todo o mundo.