Daniel Castellano / SMCS

As 25 árvores que irão literalmente iluminar o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais só vão acender, a partir das 19 horas, desta sexta-feira (22/11). Mas quem circula pela cidade já sentiu por alguns minutos o clima natalino pela capital. Desde a última terça-feira (19/11), equipes da Prefeitura, terceirizadas e de patrocinadores fazem os últimos testes de luz para que o brilho do Natal se espalhe por toda a cidade.

Curitiba terá 15 grandes árvores de Natal da Prefeitura e de patrocinadores, com até 22 metros de altura, espalhadas pelo Parque Barigui, Rua XV de Novembro, Passeio Público, Jardim Botânico, Praça João Cândido (Ruínas do São Francisco e Belvedere), Memorial de Curitiba, Centro Cívico, Bosque Alemão, Parque Tanguá, Asilo São Vicente de Paulo, Parque Bacacheri, Terminal Santa Cândida, Santa Felicidade, Mercado Municipal e Igreja do Perpétuo Socorro. Já as dez regionais da Prefeitura vão receber árvores, com 6,5 metros de altura, para embelezar as Ruas da Cidadania.

Além das árvores de Natal, lúdicas guirlandas estão sendo instaladas para valorizar as fachadas de prédios históricos, como o Palacete Wolf, o Solar do Rosário e a Igreja da Ordem. Já os contornos de luz estão sendo usados na decoração de edifícios, como o Palácio Garibaldi, o Belvedere e o Farol do Saber Machado de Assis, bem como em estruturas de áreas verdes, como pontes, portais, ilhas e oratórios do Parque Tanguá, do Passeio Público e do Bosque Alemão.

Rosto da cidade
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, destaca ainda que, através do programa Rosto da Cidade da Prefeitura, vários espaços públicos já ganharam iluminação cênica e revitalização do paisagismo. Os trabalhos das secretarias municipais do Meio Ambiente e Obras Públicas podem ser conferidos em locais como o Memorial Árabe, o Passeio Público e a Catedral Metropolitana, no Centro; o Memorial Ucraniano do Parque Tingui e Bosque do Alemão, no Pilarzinho; e a Praça do Japão, no Água Verde.

No Centro Histórico, que irá receber várias atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, o programa Rosto da Cidade também recuperou fachadas de igrejas e outros prédios históricos, bem como o calçamento, que passou a ter acessibilidade; e o Belvedere, que será reinaugurado em dezembro.

“A capital está ganhando uma decoração especial, que levará a festividade do Centro para os bairros”, afirma Tatiana.

Apoio privado
A capital volta a celebrar o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, uma rede de voluntários e o apoio financeiro de patrocinadores privados que viabilizam algumas das principais atrações, como Supermercados Condor (carrossel e decoração do Passeio Público), Electrolux (Vila de Natal e roda gigante na Praça Santos Andrade), Volvo (árvores de Natal da Avenida Cândido de Abreu, Asilo São Vicente de Paulo e Memorial de Curitiba), Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigüi (árvore de Natal do Parque Barigui), Samar Iluminação (iluminação da Casa de Bolachas de Mel no Oratório do Bosque do Alemão), Servopa (decoração do Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Avenida Mário Tourinho) e Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (decoração e árvore do Portal de Santa Felicidade).

A Caixa Econômica Federal e o governo federal também são patrocinadores do Natal de Curitiba.

Toda a decoração natalina da capital poderá ser apreciada até o dia 6 de janeiro.