Testes rápidos de Covid-19, feitos em casa, por um preço abaixo do mercado. Essa é a nova isca de golpistas para levarem vantagem em meio a pandemia no Brasil. Golpistas usam essa falsa promessa feita por anúncios de kits de testagem para o novo coronavírus disponibilizados no Mercado Livre, site em que pessoas físicas podem vender produtos, nesta última semana.

O problema é que os anúncios são golpes. Nos comentários, várias pessoas afirmam ter pago pelos testes que nunca chegaram a ser entregues. Vale lembrar que a venda online destes testes está proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência também proíbe que o teste seja feito pelo paciente e casa e sem a supervisão de profissionais de saúde.

Na semana passada, havia dois anúncios na plataforma, que já foram excluídos. De acordo com o Mercado Livre, 125 vendedores com ofertas similares e 58 mil propagandas enganosas de produtos que “garantiam prevenir, aliviar ou curar o coronavírus” foram retirados do ar.

Um desses anunciantes oferecia um conjunto importado da China com 20 unidades do teste rápido de marca homologada pela Anvidsa por R$ 199,90. Esse é o valor que as farmácias estão cobrando por um teste apenas.

A oferta, que era falsa, o anunciante registrado como de São Paulo, pedia que as vendas fossem feitas por fora. Das 100 unidades oferecidas, sete foram vendidas, de acordo com as informações do anunciante.