
O técnico Tite convocou nessa sexta-feira (dia 13) 25 jogadores para três partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar. O Brasil entrará em campo nos dias 2, 5 e 9 de setembro para enfrentar Chile (em Santiago), Argentina (em São Paulo) e Peru (no Recife).
Na lista, estão quatro jogadores ex-Athletico Paranaense: o goleiro Weverton (hoje no Palmeiras), os laterais Alex Sandro (hoje na Juventus) e Guilherme Arana (hoje no Atlético-MG) e o volante Bruno Guimarães (hoje no Lyon). A relação de 25 nomes também tem o meia-atacante Matheus Cunha, revelado nas categorias de base do Coritiba e hoje no Hertha Berlim (Alemanha). Veja a lista de convocados:
Goleiros:
Alisson – Liverpool
Ederson – Man. City
Weverton – Palmeiras
Zagueiros:
Éder Militão – Real Mmadrid
Lucas Veríssimo – Benfica
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – PSG
Laterais:
Daniel Alves – São Paulo
Danilo – Juventus
Alex Sandro – Juventus
Guilherme Arana – Atlético-MG
Meio-campistas
Casemiro – Real Madrid
Fabinho – Liverpool
Fred – Man. Utd
Bruno Guimarães – Lyon
Lucas Paquetá – Lyon
Claudinho – Zenit
Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes:
Neymar – PSG
Richarlison – Everton
Raphinha – Leeds United
Matheus Cunha – Hertha Berlin
Firmino – Liverpool
Gabigol – Flamengo
Gabriel Jesus – Man.City
Uma das ausências da lista é o lateral-esquerdo Renan Lodi, revelado pelo Athletico Paranaense e hoje no Atlético de Madrid. Ele foi titular da seleção na última Copa América.
Serão 11 dias entre apresentação dos atletas e o terceiro jogo da seleção brasileira na Data Fifa de setembro. respectivamente. Diante deste cenário, a comissão técnica preparou uma programação voltada para a recuperação dos jogadores durante este período.
“Nosso grande desafio será individualizar as cargas de atividades com cada jogador para que estejam todos aptos para as três partidas. Nesse ponto, o trabalho regenerativo será fundamental durante este período Fifa”, disse Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção brasileira.
No próximo dia 29, a comissão técnica da seleção começa a se apresentar em São Paulo. Por lá, a delegação ficará hospedada e nos dois dias seguintes, já com os jogadores se apresentando, a equipe fará dois treinamentos no CT do Corinthians. Já na quarta-feira, dia 1.º, a atividade está marcada para as 10h30. Às 16 horas, o Brasil viaja para o Chile, onde enfrentará os donos da casa no dia seguinte, às 21 horas (horário local).
A lista de Tite tem seis campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio-2020: os laterais Daniel Alves e Guilherme Arana, o volante Bruno Guimarães, o meia Claudinho e os atacantes Richarlison e Matheus Cunha. A novidade é o atacante Raphinha, do Leeds United, da Inglaterra.
Esta será a primeira vez que o grupo da seleção brasileira principal se reunirá depois do vice-campeonato da Copa América, no mês passado – derrota na final para a Argentina por 1 a 0, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Além de Daniel Alves, do São Paulo e de volta à seleção principal aos 38 anos, outros quatro jogadores atuam em clubes do Brasil – casos de Guilherme Arana, do Atlético-MG, do goleiro Weverton, do Palmeiras, do meia Éverton Ribeiro e do atacante Gabriel, ambos do Flamengo. Inicialmente, esses atletas desfalcarão suas equipes na 19.ª rodada do Campeonato Brasileiro, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil e, possivelmente, também no duelo de ida das semifinais. Mas a CBF buscará soluções para readequar o calendário e não prejudicar esses times.
O primeiro desafio da equipe comandada por Tite nesta Data Fifa será no dia 2 de setembro, pela nona rodada, contra o Chile, em Santiago. Na sequência, o Brasil jogará duas vezes com mandante. No dia 6, pela sexta rodada – uma das adiadas de março -, a rival será a Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo. Três dias depois, o adversário será o Peru, pela 10.ª rodada, a primeira do returno das Eliminatórias, na Arena Pernambuco, no Recife.
Em outubro, o Brasil terá pela frente Venezuela e Colômbia, como visitante, e o Uruguai, como mandante (provavelmente na Arena Amazônia, em Manaus). A seleção brasileira lidera as Eliminatórias com seis vitórias em seis jogos e 100% de aproveitamento. Argentina, Equador e os uruguaios completam a zona de classificação direta à Copa do Mundo de 2022, enquanto que os colombianos, que figuram na quinta posição, disputariam neste momento a repescagem.
PROGRAMAÇÃO – No próximo dia 29, a comissão técnica da seleção começa a se apresentar em São Paulo. Por lá, a delegação ficará hospedada e nos dois dias seguintes, já com os jogadores se apresentando, a equipe fará dois treinamentos no CT do Corinthians. Já na quarta-feira, dia 1.º, a atividade está marcada para as 10h30. Às 16 horas, o Brasil viaja para o Chile, onde enfrentará os donos da casa no dia seguinte, às 21 horas (horário local).
A volta ao Brasil será na sexta-feira. No sábado, às 11 horas, a seleção treinará no local da partida do dia seguinte, a Neo Química Arena, em São Paulo. No domingo, o clássico com a Argentina está marcado para as 16 horas.
A seleção ainda fará mais dois treinamentos no CT do Corinthians (nos dias 6 e 7) antes de embarcar para Pernambuco. A viagem para o Recife está marcada para as 20h30 do dia 7. Em solo pernambucano, Tite comandará uma atividade na Arena Pernambuco, às 17h30 do dia 8. Brasil e Peru se enfrentam no dia seguinte, às 21h30. A delegação será liberada após a partida.