Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Caio Henrique em ação pelo Paraná Clube

O lateral-esquerdo Caio Henrique foi apresentado, nesta quinta-feira, como novo reforço do Monaco. O jogador, de 23 anos, veio do Atlético de Madrid e assinou contrato de cinco temporadas com o clube francês, que pagou 8 milhões de euros (cerca de R$ 52 milhões).

“Eu estou muito feliz em iniciar essa nova aventura no Monaco. Eu estou chegando a um clube ambicioso, que é internacionalmente reconhecido e respeitado por sua história e seus títulos. Não vejo a hora de conhecer meus companheiros, mas também descobrir o Campeonato Francês, que é muito popular no Brasil”, disse Caio Henrique, que é meio-campista de origem.

Revelado no Santos, Caio Henrique, que é titular da seleção olímpica, foi contratado pelo Atlético de Madrid em 2016, quando assinou contrato até 2023. Com apenas um jogo pelo time espanhol, foi emprestado para o Paraná (2018), Fluminense (2019) e Grêmio (2020).

Por ter ficado um ano no clube, o Paraná vai receber uma parte da transferência, por meio do Mecanismo de Solidariedade. O clube paranaense fica com cerca de R$ 260 mil. Do valor total, 5% são distribuídos entre os clubes que participaram da formação do jogador (período dos 12 aos 23 anos).

No Brasileirão 2018, Caio Henrique disputou 27 partidas (22 como titular) pelo Paraná Clube. Não marcou gols e fez três assistências. Ele atuou como médio-centro naquela temporada. Em 2019, no Fluminense, virou lateral-esquerdo.

Jogou cinco vezes pelo time gaúcho antes da paralisação por causa da pandemia do coronavírus e em julho o clube espanhol exerceu a opção do fim do empréstimo e o brasileiro retornou para Madri, onde iria ficar na reserva do time do técnico Diego Simeone do compatriota Renan Lodi. Mas ele preferiu sair.

“A contratação de Caio ilustra o desejo de trazer perfis competitivos ao elenco. Um estilo proativo e habilidade de jogar em diferentes posições pela esquerda, sua energia e disposição em progredir dentro de campo, essas são todas as qualidades que se alinham com a maneira que queremos que o time jogue e estamos felizes de acrescentar mais qualidade à disposição do grupo de Niko (Kovac, o técnico). Nós desejamos ao Caio todo sucesso com a camisa vermelha e branca”, disse Paul Mitchell, diretor esportivo do Monaco.