Justiça

TJ-PR lança o projeto Rolê Cívico Paranaense para estudantes

Lançamento do projeto
Lançamento do projeto (Foto: Divulgação/TJ-PR)

Nesta quinta-feira (6), uma cerimônia marcou a abertura oficial do Projeto Rolê Cívico Paranaense. Na ocasião, autoridades representantes do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, falaram sobre a iniciativa, bem como sobre o funcionamento de cada instituição. O projeto é aberto a todos os estudantes universitários, servidores e magistrados. A cerimônia aconteceu no Auditório do Tribunal Pleno, anexo ao Palácio da Justiça, no Centro Cívico.

O Rolê Cívico Paranaense tem o objetivo de aproximar os acadêmicos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estaduais. O projeto foi criado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Por meio dessa iniciativa, estudantes universitários de todo o Estado terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de cada um dos Poderes em visitas guiadas nas dependências das instituições e, ainda, terão acesso a materiais audiovisuais educativos.

O“Rolê Cívico Paranaense” será dividido em duas etapas: na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta receberão material de apoio para que sejam trabalhados, em sala de aula, temas como o histórico, o funcionamento e as particularidades de cada Poder.

Em um segundo momento, os alunos virão a Curitiba para fazer um tour guiado pelas sedes dos Poderes, pelas sessões de julgamento no TJPR, pelas sessões plenárias na Assembleia, para participar de um curso sobre o Processo Legislativo e, por fim, conhecerem o Palácio do Governo.